Ele é mestre na arte de fazer negócios. Em menos de dois anos, Alex Cavalheiro, o CEO e Presidente do Instituto Mix, mostrou que sabe expandir uma rede como poucos no País. O empresário é responsável por comandar a maior e mais lucrativa franquia educacional do Estado e uma das que mais crescem no Brasil.

Fundada em agosto de 2012, o Instituto Mix chega à julho deste ano marcando presença em 18 estados brasileiros, com média de 150 escolas espalhadas país afora. Apesar de o empresário ter raiz em Araranguá, no sul de Santa Catarina, a  maior concentração de suas escolas está em São Paulo e Brasília.

Pulso firme, espírito empreendedor, criatividade e muita experiência são as marcas deste visionário de sucesso. Alex que trouxe a ideia de franquia dos Estados Unidos, onde morou por longo período, já tem experiência de mais de 10 anos no franchising brasileiro, onde atuou nas  gigantes CNA, maior rede de idiomas do país e também no Instituto Embeleze também grandiosa no seu ramo de atuação.

Experiente no assunto, o empresário garante: “Atualmente as franquias representam a melhor forma de expansão e crescimento para um negócio,” conta.

A abertura de uma franquia significa, para muitas pessoas, a realização do sonho do negócio próprio. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% das franquias fecham em até cinco anos após a inauguração, contra 80% das empresas normais.

Alex esclarece que o modelo oferece vantagens ao franqueado, como a experiência da empresa franqueadora, o conhecimento do negócio e o nome de uma marca já consolidada no mercado, no entanto ele alerta para alguns riscos que o negócio pode oferecer. “Antes de abrir uma franquia, os interessados devem ficar atento se o franqueador oferece suporte eficiente e acompanhamento do negócio. Não basta oferecer licenciamento de uma marca e vender material, é preciso dar todo o suporte e acompanhar o crescimento orientando sempre com estratégias realmente eficientes,” acrescenta.

O Instituto Mix conta com ferramentas tecnológicas importantes que são verdadeiras aliadas dos franqueados. “Possuímos o Núcleo de Inteligência Corporativa, que serve para acompanhar todo o processo de evolução das franquias. Através desta ferramenta é possível analisar e corrigir falhas, buscando assim atingir os resultados esperados,” conta.

Alex se orgulha ao afirmar que sua rede de franquias é a única do Brasil a treinar seus colaboradores através da modalidade EAD,ou seja uma plataforma de educação a distância. Uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação. “Ninguém pode trabalhar em uma das franquias Instituto Mix sem antes ter passado por este treinamento que é feito via on line. O EAD Mix é uma ferramenta importante que encurta distâncias. Só este ano mais de 2 mil profissionais foram treinados através deste recurso,” explica.

As estratégias de Alex  fazem  sucesso e levaram ao crescimento do grupo, o que não significa que ele se acomodou. Pelo contrário. Segundo o empresário, a aberturas  de novas escolas em outras cidades e estados é uma forma de atender com eficiência a forte demanda por franquias no País.

O Instituto Mix

A instituição oferece cursos de qualificação profissional nas áreas de beleza, saúde tecnologia, administração e atendimento e idiomas. Conta com mais de 100mil alunos matriculados e oferece a chance de aumentar a renda famílias através de seus cursos profissionalizantes, primando sempre pela excelência e qualidade de ensino, marcas já próprias da instituição que visa realizar sonhos e criar oportunidades aos seus alunos.

Reportagem: Saulo Pithan

Fotos: Arquivo W3