A tarde de sexta-feira, 30, foi de conhecimento e muita diversão para dezenas de mulheres. A segunda edição do Café com Moda, promovido pelas alunas do curso de Produção de Moda, do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Araranguá, foi sucesso absoluto tanto em público, quanto em qualidade.

Com o tema, ‘Empreendedorismo da Moda’, o palestrante da tarde, Thiago Francisco, falou sobre sua carreira de ascensão no mundo fashion e deu dicas valiosas às participantes. Atualmente empresário do site Aiê! Fashion, Thiago iniciou no ramo da Moda como vendedor em lojas de varejo, chegou a montar sua própria loja, porém o negócio não foi bem sucedido.  “Eu achava que já estava preparado para empreender, mas descobri na prática que, infelizmente, não estava. Resolvi começar do zero e fui buscar oportunidades em São Paulo”, relata.

Na maior capital do país, Thiago trabalhou em lojas de marcas renomadas, como Colcci e Opera Rock, que lhe proporcionaram uma experiência excepcional na área de vendas. “No meu primeiro mês já ultrapassei a meta dos demais vendedores, muito mais experientes do que eu”, recorda.

De volta à capital Catarinense, o produtor de moda foi em busca de conhecimento. Durante a faculdade de Design de Moda, Thiago teve uma oportunidade ímpar, que ele considera como uma das experiências mais marcantes de sua carreira – a de trabalhar nos bastidores do Donna Fashion. “Esta oportunidade surgiu por um acaso e eu a agarrei com unhas e dentes, tanto que, as pessoas reconheciam o meu comprometimento e disposição. Eu estava sempre pronto a colaborar”, afirma.

A partir daí, novas oportunidades foram surgindo, até que, inspirado em empreender, Thiago criou um blog. “O Aiê! nasceu de uma vontade de falar de moda e outros assuntos cotidianos. Sempre tive os pés no chão, então não comecei pensando que seria um grande blog, apenas o mantinha sempre atualizado com conteúdos irreverentes e uma forma peculiar de escrever”.

O primeiro cliente para o blog surgiu naturalmente e aos poucos, novos interessados foram aparecendo na vida de Thiago, que hoje tem uma equipe de trabalho para conseguir administrar todas as demandas do site. Atualmente, o Aiê! disponibiliza serviços nas áreas de Comunicação, Design, Marketing, Fotografia e Produção de Moda, além da Rádio Aiê! “Hoje temos grandes clientes, mas acho importante destacar que no início, cobrávamos valores irrisórios. É importante que as pessoas, e especialmente os empreendedores, mantenham sempre os pés no chão e tenham a consciência de que é preciso começar do zero”, destaca.

Além da formação em Design de Moda, Thiago Francisco também é técnico em Turismo, graduado em Publicidade e pós-graduando em História da Arte. “Além disso, tenho um grande conhecimento adquirido pelo ‘outro’. Acredito que a convivência com as pessoas, o saber ouvir e o respeito ao ser humano são grandes ensinamentos, que nos são válidos para toda a vida”, finaliza.

Positivo

Após a palestra, as alunas realizaram o sorteio de brindes e recepcionaram todas as convidadas para um delicioso coquetel, também organizado por elas. “Esta é uma atividade integrante da disciplina de Organização de Eventos, por isso, toda a organização ficou a cargo das alunas, que estão de parabéns pelo sucesso da segunda edição do Café com Moda”, destacou a coordenadora do curso, Rafaela Bett Soratto.

Reportagem: Maiara Possamai
Fotos: Fernanda Rocha