Por mais um ano, os estudantes de ensino médio técnico do Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) tiveram desempenho destacado no vestibular unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O IFSC obteve o melhor índice de aprovação entre as escolas de Araranguá e também um dos melhores de todo o Estado.

Dos 45 estudantes do Câmpus Araranguá inscritos no vestibular da UFSC, 20 conseguiram a aprovação. O número corresponde a um índice de 44,44% de candidatos aprovados, à frente de todas as escolas de Araranguá e um dos melhores entre as instituições de ensino de todo o Estado, se consideradas apenas as escolas com um número significativo de estudantes inscritos (pelo menos dez inscritos).

Os dados são da Comissão Permanente do Vestibular da UFSC, divulgados no dia 3 de janeiro.

Em números absolutos, o desempenho do IFSC também é um dos melhores de Araranguá, ficando atrás apenas do Colégio Murialdo, com 21 estudantes aprovados entre 95 inscritos.

O desempenho dos alunos no vestibular é apenas um indicador da qualidade do ensino da instituição. Muitos estudantes do IFSC optam por outras universidades ou também escolhem o próprio IFSC para cursar a graduação. A professora Mirtes Lia Barbosa, diretora-geral do Câmpus Araranguá, lembra que a preparação para o vestibular não é o objetivo principal do IFSC, mas o desempenho dos estudantes dos cursos de ensino médio técnico é uma mostra da qualidade do ensino e uma motivação a mais para os servidores.

“O quantitativo de alunos aprovados esse ano no vestibular nos enche de orgulho e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Nosso objetivo não é a preparação para o vestibular , mas para a vida. Formamos cidadãos que podem escolher seus caminhos e o resultado tem se mostrado em diferentes momentos, entre eles a realização do vestibular e a consequente aprovação que nos coloca entre os melhores resultados em relação às demais escolas”, afirma a diretora.

“Acreditamos, cada vez mais, que a educação integral oferecida pelos Institutos Federais é uma das grandes forças da educação brasileira. Parabenizamos a todos os alunos e servidores que trabalham incansavelmente todos os dias para que tenhamos a melhor formação humana e agradecemos à comunidade pela confiança em nossa instituição”, conclui.

Quer receber notícias pelo Whatsapp? Clique aqui