Em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Criciúma, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), realizou Oficina de Turbantes para agentes comunitárias. Capacitação foi feita nesta quinta-feira (17) no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris.

Segundo Lucimara Nunes Ferreira, coordenadora da Atenção Especializada da Secretaria de Saúde é importante que as agentes comunitárias estejam capacitadas por conta do papel que desempenham. “Elas fazem todo trabalho de acompanhamento e orientação em mulheres que foram diagnosticadas, e quando estão fazendo quimioterapia, a necessidade desse apoio se torna ainda maior”, diz.

Para a agente comunitária do bairro Vila Francesa, Isabel Luiza Conceição, o turbante é essencial para a autoestima das mulheres que estão fazendo quimioterapia. “Eu atuo em uma comunidade carente, as vezes falta material, mas hoje vi que até com uma camiseta que não está sendo mais usada pode virar turbante. Isso ajuda muito na autoestima dessas mulheres, pois elas se sentem mal por estarem carecas e também não querem que sintam pena por estarem assim.

Programação segue na próxima semana

No dia 24 de outubro, as unidades estenderão seus horários de funcionamento até às 21h, para as mulheres que não puderam ir no Dia “D”, realizado no dia 5 de outubro. Serão realizadas coleta de preventivo de colo de útero e mamografia. No dia 25 de outubro, das 13h às 17h, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), será realizado um encontro regional. O evento contará com a participação de um representante por unidade de saúde. Haverá uma palestra com um mastologista, Erik Winnikow.

No dia 31 de outubro, terá a entrega dos itens arrecadados na gincana para a Unidade de Assistência de Alta Complexibilidade (Unacon) e Hospital Materno Infantil. No dia 6 de novembro, haverá a revelação da unidade vencedora da gincana.

Fonte: Assessoria de Imprensa