A campanha “Vista suas asas, seja doador de medula óssea”, promovida nos quinze municípios do Vale do Araranguá pela Agência Performance Comunicação em parceria com o Instituto Nacional do Câncer-INCA, o Registro Nacional de doadores de medula óssea-REDOME e outras vinte instituições da região, foi aplaudida pelo legislativo catarinense e elogiada por parlamentares da casa que declararam apoio à iniciativa na tarde de ontem, dia 3 no Plenário da Assembleia Legislativa. Na oportunidade, Saulo Pithan, diretor da agência de comunicação realizadora da campanha explicou sobre o objetivo de estimular e desmistificar a doação de medula óssea.

Ele ocupou a tribuna para falar também sobre o 1º Seminário de Mobilização para Doação de Sangue e Medula Óssea, que acontece dia 20 de setembro, das 8h às 16h30, em Araranguá, no auditório da Associação dos Municípios do Extremo-Sul de Santa Catarina (Amesc). Convidados a aderirem à campanha, os deputados prontamente atenderam ao chamado e reforçaram a importância da causa, elogiando a região pela mobilização e união em defesa da vida.

A iniciativa do seminário em Araranguá acontece em sintonia com a Associação Mundial de Doadores de Medula Óssea (World Marrow Donor Association – WMDA), que reúne registros de 52 países. A campanha já conta com apoio declarado dos deputados Julio Garcia (PSD), Volnei Weber (MDB), Marcius Machado (PL), José Milton Scheffer (PP), Paulinha (PDT) e Luiz Fernando Vampiro (MDB), Ana Caroline Campagnolo (PSL), Ada Faraco de Luca (MDB) e outros parlamentares. “É uma iniciativa em defesa da vida que merece todo o apoio e incentivo. Precisamos mobilizar a população em prol desta causa que é de todos nós. Um simples gesto de amor ao próximo que pode salvar muitas vidas. Parabéns à agência e à todas entidades, prefeituras e secretarias de saúde que se engajaram nesta luta” pontuou o parlamentar Volnei Weber.

A campanha tem como embaixadores no Extremo-Sul a Assembleia Legislativa, Escola do Legislativo Dep. Lício Mauro da Silveira, Unesc, Instituto Maria Schimitt-IMAS, Consórcio Cis Amesc, Hospital São Judas Tadeu, Faculdade do Vale do Araranguá-FVA, Sicoob Credisulca, Cooperja, Câmara de Vereadores de Araranguá, Dra. Michele Scarsanella-Cirugiã-dentista, Lojas Adelino, Ford Forauto, Prefeitura de Araranguá, Prefeitura de Turvo, Prefeitura de Maracajá, Prefeitura de Ermo, Prefeitura de Maracajá Prefeitura de Arroio do Silva e Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense.

Programação do Seminário

8h – credenciamento

9h- cerimônia de abertura

9h30 às 10h20 – palestra e debate: mães que transformaram o luto em luta pela doação de medula óssea. Palestrante: Silvia Conforti e Érica de Souza.

10h35 às 11h15- Palestra leucemias e outras doenças do sangue. Palestrante: Médica hematologista Cintia Vieira Niero.

11h15 às 12h – Palestra como me tornar um doador de medula óssea. Palestrante Hemosc, de Criciúma.

13h30 às 14h20- Palestra mobilização pela vida – como engajar pessoas e buscar doadores voluntários usando a tecnologia e as redes sociais. Palestrante Saulo Pithan.

14h20 às 15h10 – Palestra tocando em frente – motivação para seguir a jornada. Palestrante máster coach internacional Vanilsa Oliveira.

15h10 às 16h – Palestra cuidados odontológicos em pacientes oncológicos. Palestrante cirurgiã-dentista Michele Scarsanella.

16h às 16h20 - Exibição de vídeos e fotos de encerramento da campanha.

Fonte: Assessoria de Imprensa