Em todo o mundo uma onda contra o desperdício tem acontecido principalmente nos últimos 5 anos. As pessoas dentro e fora do Brasil estão se conscientizando cada vez mais da necessidade de utilizar os recursos do planeta com mais inteligência para evitar escassez futura.

As redes sociais tem sido um canal importante nessa jornada para uma vida mais sustentável, nos qual as pessoas postam suas rotinas diárias com ações para ajudar o meio ambiente. Dentro dessas rotinas, há muitos produtos e serviços que ajudam essas pessoas a se manterem em uma vida mais sustentável.

O planeta já está reclamando não apenas com o efeito estufa, mas também com a grande poluição dos mares, os quais recebem toneladas de produtos plásticos descartados dos mais variados tipos todos os anos. Esse recentemente tem sido o principal efeito negativo do modo de vida moderno com um consumo exagerado de plásticos.

E para ter uma vida com menos desperdício é preciso seguir alguns passos, os quais não são fáceis, mais são simples. O que é necessário é um comprometimento diário e a longo prazo, ou seja, uma mudança de hábito.

PEXELS

Os cinco passos são: recusar tudo que não precisa, reduzir a quantidade de tudo o que se precisa, reusar o que pode ser usado novamente, reciclar o que não pode ser usado novamente e compostar tudo o que é lixo orgânico.

O mercado também percebeu essa mudança de pensamento nas pessoas, por isso hoje é possível encontrar várias lojas mercados que estão adotando o conceito de Desperdício Zero no Brasil.

Essas lojas-mercado vão seguir os 5 passos acima em todo o seu modelo de funcionamento como também oferecer diversos produtos e serviços para ajudar os seus clientes a terem o mesmo estilo de vida.

Uma das primeiras lojas aberta foi a Mapeei - Uma Vida Sem Plástico na Rua Augusta, região central de São Paulo e próximo da Avenida Paulista. Até o momento, a loja só está abrindo durantes os finais de semana de sábado e de domingo, das 14h às 19h. E há também a possibilidade de comprar através da loja online.

Os produtos focam em duas categorias, a primeira de higiene pessoal e da casa, sendo que essa categoria é uma das mais poluentes do mundo, com uma grande utilização de plástico principalmente para as embalagens.

A segunda categoria é a de produtos para uso On the go, entre eles marmiteira, garrafa de água, guardanapos de panos, talheres, canudos e copos. A empresa está tentando ampliar o seu catálogo de produtos conforme o mercado dentro do Brasil também cresce.

Uma das fundadoras da loja se chama Lívia e ela é hoje um dos grandes nomes do estilo de vida sustentável. Ela deu em uma entrevista duas grandes dicas para quem quer viver dessa maneira: primeiro é preciso tornar a lavanderia totalmente livre de químicos, já que este pode ser o ambiente mais tóxico da casa e também quando se leva o primeiro R a sério, ou seja, RECUSAR tudo o que não se precisa, vai ficando mais fácil fazer os outros R. E esse primeiro passo muda também o modo como a pessoa se alimenta, já que grande parte das embalagens plásticas são também envolvendo alimentos.