Mesmo com o recente corte de verbas destinadas a instituições de ensino públicas federais, a Universidade Federal de Santa Catarina irá manter o cronograma de inscrições para o Vestibular 2019.2. O interessado em ingressar em uma das graduações da UFSC tem até o próximo dia 29 para realizar sua inscrição online. Em Araranguá estão disponíveis vagas para os cursos de Medicina, Engenharia de Energia, Engenharia de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Vale lembrar que a UFSC é uma instituição pública de ensino, deste modo não há cobrança de mensalidade. 

. A instituição oferece 565 vagas em 24 opções de cursos, nas quais constam Medicina no campus Araranguá, Bacharelado em Química em Blumenau, e vagas remanescentes do Vestibular UFSC/2019. O Edital, que concentra todas as informações do concurso, está disponível na página vestibular20192.ufsc.br.

As inscrições devem ser feitas até o dia 29 de maio de 2019, somente via internet, no valor de R$ 135 para todos os cursos. O prazo para requerer isenção da taxa de inscrição vai até o dia 20 de maio.

No cartaz do Vestibular, o candidato encontra recursos de realidade aumentada. Para visualizar, basta ter em seu smartphone o app Zappar, disponível para download para Android e iPhone. O aplicativo permite assistir a depoimentos de estudantes da UFSC e direciona para inscrição, página do concurso e contatos.

Provas

As provas serão realizadas nos dias 6, 7 e 8 de julho de 2019 (sábado, domingo e segunda-feira), nas cidades de Araranguá, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Joinville e Tubarão.

O portão de acesso ao local será aberto às 13h e fechado às 13h45min, em todos os dias do Vestibular. O candidato terá acesso ao local mediante apresentação do original do Documento de Identidade, legalmente válido, informado no Requerimento de Inscrição, e da confirmação de Inscrição Definitiva.

O candidato que chegar ao local de prova após o fechamento do portão de acesso não poderá realizá-la, independentemente dos motivos alegados.

As provas iniciarão, impreterivelmente, às 14h e terão duração de quatro horas. Durante a realização das provas, não poderá ocorrer: comunicação de qualquer tipo entre candidatos nem porte/uso de material didático-pedagógico, de telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, chave eletrônica de veículos, fone de ouvido, armas, acessórios de chapelaria (chapéu, boné, gorro, turbante e similares), óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, MP-player ou qualquer tipo de aparelho eletrônico, exceto em casos excepcionais referentes a condições especiais.

Cronograma de provas

6 de julho (sábado)

  • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira: (doze questões de proposições múltiplas);
  • Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano (oito questões de proposições múltiplas);
  •  
  • Matemática: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas;
  • Biologia: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas.

7 de julho (domingo)

  • Ciências Humanas e Sociais: 20 questões de proposições múltiplas, assim distribuídas: sete questões de História, sete questões de Geografia, duas questões de Filosofia, duas questões de Sociologia e duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas;
  •  
  • Física: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas;
  • Química: dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas.

8 de julho (segunda)

  • Redação;
  • Questões discursivas: quatro.

Obras e autores para o Vestibular

Fonte: Assessoria de Imprensa