Viajar mais de seis mil quilômetros, em duas semanas, de van. Este foi o desafio de um grupo de nove amigos de Criciúma. Eles saíram no dia 22 de dezembro tendo o destino como a única certeza da viagem: o deserto do Atacama, no Chile.

Uma das integrantes do grupo foi a jacintomachadense Ramilla Rosso Possamai. Em entrevista ao Grupo W3, ela conta um pouquinho desta experiência. “Foi a primeira viagem internacional, muitos questionaram o fato de eu ser nova, 18 anos apenas, porém não me deixei abalar com isso, sempre tive o sonho de conhecer o mundo e esse foi o primeiro passo. Ficar longe da família nas datas de final de ano foi o que mais me fez pensar no momento da decisão - minha família é grande e Natal e Réveillon são sempre comemorados com muita festa, mas mudar também é bom e necessário às vezes. Foi tudo muito incrível, conheci lugares incomuns e totalmente extraordinários, que nem uma foto é capaz de mostrar a real beleza das paisagens”, relata.

Em 14 dias, eles percorreram a Argentina, onde fizeram a primeira parada – em Purnamarca – e depois seguiram para San Pedro do Atacama. “Durante esses dias passei por muitas situações, tive contato com culturas diferentes, pessoas diferentes, muitas histórias inspiradoras e conhecimentos que fizeram com que eu crescesse e evoluísse muito. O que mais me encantou, além das belas paisagens, foi a simplicidade do povo e como eles vivem lá, somos tão apegados a bem materiais e temos futilidades que não nos trazem verdadeira satisfação”, destaca.

Entre tantos aprendizados, a jovem destaca o maior deles. “Lá, mais que nunca, tive a certeza de que para ser feliz não precisa de muito, basta saber aproveitar e agarrar sem medo as oportunidades e estar presente tirando o melhor de cada momento. Sou muito grata por tudo que me foi permitido viver durante estes dias, pelas companhias que estavam ao meu lado, tornando cada momento inesquecível. Com certeza essa viagem ficará marcado como uma das experiências mais incríveis da minha vida e estará para sempre no meu coração”, finaliza.

Junto com Ramilla, estiveram os amigos criciumenses Ana Cristina da Silva, Ana Lúcia Pintro, Monique Garcia, Nicoly Patricio, Norton de Souza Correa, Deivisson Nascimento, Fabio de Godoi Machado e William Eleotério.

Confira algumas fotos da viagem: