Balneário Arroio do Silva completou neste sábado, dia 29 dezembro, 23 anos de emancipação e uma programação especial foi realizada na Praça Central. A noite começou com a cerimônia de aniversário que contou com uma homenagem à cidadã Amiga do Arroio que neste ano, destacou uma das moradoras mais antigas: Guilhermina Filomena de Jesus, conhecida como dona Guilherma. Aos 95 anos ela esbanja vitalidade, é super participativa e se destaca ainda por fazer o bem através do envolvimento e da realização de ações solidárias.

“Eu estou muito feliz. Sou feliz porque moro no Arroio desde os seis anos, porque tenho meu filho, meus netos e bisnetos, e toda minha família e pessoas que quero bem ao meu lado”, declarou a homenageada em agradecimento por todo carinho recebido na noite que foi marcada por muita emoção. A família marcou presença o que tornou a noite ainda mais especial.

Dona Guilherma recebeu das mãos do prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, e da primeira-dama Claudete Guimarães um quadro alusivo em forma de reconhecimento e agradecimento. “É uma alegria muito grande poder homenagear quem faz história no município. Dona Guilherma tem 95 anos de idade e 89 anos como moradora do Arroio do Silva. Merece o reconhecimento e a homenagem”, declarou o prefeito.

A noite especial contou ainda com os “parabéns” e queima de fogos em comemoração aos 23 anos de emancipação da cidade.

“Obrigado a todos que contribuem para o crescimento do município. Obrigado aos moradores, visitantes e turistas que constroem a história desta cidade que é cada vez mais próspera”, finalizou.

Após as homenagens foi realizada a entrega oficial de um veículo 0Km para a Polícia Militar. A noite marcou ainda a abertura oficial da programação da temporada de verão 2019. As festividades foram encerradas com show com Tchê Barbaridade.

Dona Guilhermina: 95 anos de vitalidade

Guilhermina Filomena de Jesus, também conhecida por muitos como dona Guilherma, nasceu em 09 de outubro de 1923. Natural de Imbituba, foi registrada em Araranguá aos seis anos de idade quando veio morar em Balneário Arroio do Silva com uma tia. Casou-se com Manoel Quintiliano da Silva (em memória) e tem 1 filho: Valmor da Silva. É avó de 6 netos: Téia, Tania, Vania, Zico, Ronaldo e Maneca. Tem 12 bisnetos e 6 tataranetos.

Sempre muito participativa na comunidade. Participa do Clube de Mães, Bombeiro da Melhor Idade, Desfile 7 de Setembro e na Escola de Samba. É apaixonada pela família e torcedora fanática do time de futebol Aragana, time da família.

Quando veio morar em Balneário Arroio do Silva tinha apenas três famílias moradoras. Vivia da pesca, do marisco e da criação de porcos. Vendia peixes e mariscos na cidade de Araranguá quando ainda nem tinha estrada que ligava as cidades.

Aos 89 anos foi pioneira no projeto Social Natal Solidário do Aragana, onde arrecada todo ano em média 500 brinquedos que são doados para crianças carentes. Essa arrecadação, inclusive, é feita pela própria dona Guilhermina que vai de porta em porta em busca de doações.

Desde o falecimento de seu marido sempre morou sozinha e é independente. Sua maior felicidade é ver que se tornou uma pessoa querida e participativa e que tem uma família honesta, batalhadora e nativa do município.

Se sente jovem de espírito e acredita que ainda tem muita história a escrever no Balneário.

Polícia Militar recebe veículo 0Km

A noite de aniversário do município teve motivos de sobra para comemorar. Aproveitando a festividade, a Administração Municipal e a Câmara de Vereadores realizaram a entrega oficial de uma camionete 0 KM (zero quilômetro), cabine dupla, tração 4x4, Marca/Modelo Ford Ranger XL CD4 22C, Ano de Fabricação 2018, Ano Modelo 2019, Cor Branca, transformada e adaptada em viatura.

A Polícia Militar havia feito um pedido para aquisição de uma nova viatura em 2017. Neste ano de 2018 o diálogo foi ainda mais constante e, com muito trabalho e união de forças entre a Polícia Militar, o Executivo e o Legislativo, o objetivo foi alcançado. O sonho se tornou realidade.

“Vai trazer mais tranquilidade aos moradores e também a todos que visitam a região. Muito obrigado! A gente agradece e parabeniza o comandante da Companhia, Capitão Diego, que fez a construção desta parceria; e ao sargento Passos, comandante do destacamento aqui de Balneário Arroio do Silva. Obrigado ao prefeito e presidente da Câmara, e contem sempre com a Polícia Militar”, registrou o comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Maike Adriano Valgas.

O veículo custou R$151.500,00, sendo metade do investimento feito pelo Poder Executivo e a outra metade paga através de recurso de economias do Legislativo.

O presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Tavares Policarpo, ressaltou a importância do investimento na segurança pública, falou sobre a economia feita pelo legislativo durante a gestão e agradeceu os militares pelo serviço prestado. O prefeito Mineiro, também agradeceu o empenho e bom trabalho prestado pelos militares na cidade e estendeu o agradecimento ao presidente da Câmara pela parceria. “A segurança protege o cidadão de bem, então, nada mais justo do que investir onde é necessário. Parabéns a Polícia Militar pelo trabalho prestado e ao Sérgio Policarpo pela economia realizada e a parceria na aquisição deste veículo que é de extrema importância para o município”, evidenciou.

A ação demonstra o comprometimento do município com a segurança pública dos seus munícipes, veranistas e turistas, contribuindo muito com o importante trabalho realizado pela Polícia Militar, permitindo, assim, um maior suporte logístico aos policiais que prestam serviços relevantes de ordem, segurança e tranquilidade a todos.

Fonte: Bianca Goulart // Fotos: Gabriela Silva