Um Estado turístico diverso, com regiões ricas em natureza e atrações festivas todos os meses do ano. Santa Catarina é assim. Para facilitar a vida daqueles que procuram informações sobre o que há de especial em cada município ou região, está no ar o novo portal GuiaSC – Guia Turístico dos Municípios de Santa Catarina (www.guiasc.tur.br).

O sistema foi desenvolvido e é mantido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e Rede Catarinense de Informações Municipais (RedeCIM).

Com novo layout - mais moderno, interativo e prático, o GuiaSC une todas as informações cadastradas pelas prefeituras catarinenses, sendo que cada uma tem seu portal de turismo municipal cedido pela FECAM. A integração facilita a busca daqueles que desejam somente informações sobre turismo no Estado. O trabalho realizado entre FECAM e os 295 municípios catarinenses está atualizado e de encher os olhos daqueles que navegam. No portal GuiaSC estão em destaque 2.917 lugares, 2.176 estabelecimentos gastronômicos e 1.317 pontos de hospedagem.

O turismo representa cerca de 13% da movimentação econômica do Estado, conforme dados da Pesquisa de Turismo de Verão no Litoral Catarinense 2018. “Temos a convicção de que podemos aumentar esse número explorando ainda mais o turismo regional. Valorizar os roteiros diversificados que vão do turismo de negócios, aventura ao enoturismo”, destaca a presidente da FECAM, prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind.

A colaboradora, assessora em Turismo e Cultura, Raquel Pedroso Rodrigues, criou o projeto de integrar as informações dos municípios em um único banco de dados. Segundo ela, trata-se também economia para os municípios pois compete a eles apenas a responsabilidade de abastecer os portais municipais para manter o GuiaSC atualizado.

O que fazer? Onde ficar? O que comer?

Acessando o GuiaSC, as opções são filtradas por município ou por regiões: Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos da Fronteira, Caminhos do Alto Vale, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale das Águas, Vale do Contestado e Vale Europeu.

As três perguntas - O que fazer? Onde ficar? O que comer? – em link no site apresentam de forma prática, em foto e resumo, o que cada local tem a oferecer. Além disso, em Eventos, estão as atrações de festas e atividades previstas durante todo o ano. As cerca de 30 mil fotos do portal são um convite para a visita ao turismo catarinense. Ao acessar o GuiaSC, navega-se em um mundo de informações e a possibilidade de conhecer locais e agradar a todos os gostos - trilhas, cachoeiras, serras, vinhedos, praias, gastronomia, religiosidade, cultura, história. Não só para os turistas, mas o GuiaSC permite informação para pesquisa, além de um olhar diferente daquele que costuma viver nos locais.
O novo portal é totalmente responsivo e tem interação direta com os usuários do Instagram. Ao marcar uma foto com a #DesbraveSC, automaticamente ela pode aparecer na página inicial do GuiaSC.

GuiaSC
O GuiaSC foi criado em 2004 pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da SANTUR e da então Secretaria da Organização do Lazer. Agora, em dezembro de 2018, foi reapresentado, com novo sistema e layout, após trabalho entre a FECAM e portais das prefeituras de SC. As informações divulgadas são coletadas automaticamente nos Portais Municipais de Turismo e tem como objetivo promover o turismo no Estado, propiciando a divulgação por município e estimulando roteiros compartilhados nas regiões.

ÁUDIO:
Sisi Blind, presidente em exercício da FECAM

FOTOS:
ACERVO MUNICÍPIOS/FECAM

Fonte: La Via Comunicação