Balneário Gaivota recebeu nesta semana o Núcleo de Estudos Açorianos da capital do estado para avaliação dos trabalhos no mês.

A reunião ocorreu no auditório da escola municipal Prof Darcy Ribeiro, que desenvolve o trabalho com o grupo folclórico Gaivo Açor com o professor Eládio Assis Silveiro, que há cinco anos vem desenvolvendo atividades com aproximadamente 40 alunos.

No município, o grupo desenvolve atividades culturais como dança e interpretação, representando e mantendo viva a cultura local. “Estamos muito felizes em poder receber o Núcleo de Estudo Açorianos. Estamos aprendendo muito e progredindo com o nosso grupo local” comenta Eládio, ao lado de Clair Fermiano.

Francisco do Vale Pereira, coordenador do NEA ressaltou a importância de vir até o município, já que a escola recebeu um prêmio estadual referente ao trabalho que vem desenvolvendo.

Durante o encontro, o grupo Gaivo Açor fez duas apresentações -um poema e uma dança tradicional dos Açores. A pauta do dia serviu para avaliação dos trabalhos do NEA e também para definição sobre a festa Açoriana no estado de Santa Catarina, que ocorre uma vez ao ano.

Fonte: Guilherme Scherer