A tarde da última quarta-feira, 28, foi marcada pela grande participação de homens na ação especial voltada ao Novembro Azul realizada pela secretaria de saúde de Balneário Arroio do Silva. A equipe preparou um dia dedicado à saúde do homem, tendo como objetivo envolver e atrair a participação dos homens, em especial com idades entre 50 a 70 anos. “Nessa faixa etária os homens estão mais propensos a desenvolver problemas de próstata, por isso é importante a informação, a orientação e o cuidado com a saúde”, explicou o secretário de saúde, José Luiz Oliveira, o Juquinha.

A tarde contou com uma palestra do dr. Henrique Besser que repassou informações importantes sobre a saúde dos homens, além de tirar dúvidas dos participantes. Na sequência a coordenadora da vigilância epidemiológica, enfermeira Franciele Ramos, repassou também orientações essenciais e informou sobre os testes rápidos que a saúde tem à disposição.

A tarde foi marcada pelo interesse e pela grande participação do público. “Gostei muito. É importante a gente procurar informação e cuidar da saúde”, registrou o morador Oneide Martins, de 68 anos.

Após as palestras, os participantes puderam realizar testes rápidos de HIV e hepatites, além de ter uma agenda facilitada para atendimento médico e exames. “Conversamos com o prefeito e ele nos autorizou a disponibilizar uma cota extra de exames de PSA, que serve para diagnosticar alterações na próstata. Conversamos também com os nossos médicos para realizar consultas mais específicas, sanando dúvidas e orientando a respeito da saúde do homem”, registrou Juquinha.

Novembro Azul foi destacado no município através de ações efetivas. “Priorizamos colocar as contas em dia, os exames em ordem e promover a saúde através de ações efetivas, para resolver situações e aproximar o público das unidades de saúde. Foi o que deu certo. Tivemos um retorno muito bom com o Outubro Rosa, onde o público alvo foram as mulheres, e um envolvimento surpreendente dos homens neste Novembro Azul”, enfatizou o secretário de saúde.

A ação do Novembro Azul teve como padrinho apoiador o Leonilton de Paula Carlos, o Nito, que marcou presença no evento, contribuiu com o coquetel que foi disponibilizado aos participantes, e também buscou informação e cuidados com a saúde.

Fonte: Bianca Goulart