Inicia em todo o Brasil neste dia 1, o Novembro Azul, um mês para detecção precoce do câncer de próstata. Em Araranguá, a Secretaria de Saúde, vai seguir as orientações do Instituto Nacional do Câncer (INCA) oferecendo o acesso, através das Unidades Básicas de Saúde, ao exame PSA (Antígeno Prostático Específico).

O exame realizado através do exame de sangue simples, feito em laboratório, serve para diagnosticar alterações na próstata como: prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou o câncer da próstata, entre outros.

Segundo a secretária de Saúde, Evelyn Elias, os homens acima de cinquenta anos, devem ficar atentos com os sinais de alerta para o câncer de próstata. São eles: dificuldade de urinar, demora em iniciar e finalizar o ato urinário, presença de sangue na urina, diminuição do jato urinário, necessidade de urinar
mais vezes durante o dia ou à noite.

“Visando a campanha Novembro Azul, seguindo orientações da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, vamos oferecer acesso, através das Unidades Básicas de Saúde, o exame PSA para homens acima de 50 anos que nunca realizaram o exame”, explicou Evelyn. No período entre 5 e 30 de novembro procure a Unidade de Saúde do seu bairro para receber as orientações a respeito do Câncer de Próstata.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Araranguá