Minutos após às 19h deste domingo, 28, o Brasil já conhecia seu futuro presidente. Com 92,08% às 19h12min o Tribunal Superior Eleitoral confirmou a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) como presidente da República, que já ultrapassava os 55% dos votos válidos, contra pouco mais de 44% de Fernando Haddad (PT).

Antes das 20h, com quase 100% das urnas apuradas, Bolsonaro já ultrapassava os 57 milhões de votos. Ao vivo, ele fez seu primeiro pronunciamento em rede nacional, iniciando com uma oração - ministrada pelo ex-senador Magno Malta. Em sua fala, o presidente eleito se comprometeu em trabalhar pela mudança no país. "Liberdade é a palavra, é por ela que vamos trbalhar. Este é um país de todos nós, brasileiros natos e de coração. Vou lutar pelos direitos de cada cidadão, acredito na capacidade do povo brasileiro, que trabalha de forma honesta, para que possamos juntos, desenvolver um futuro melhor".

Bolsonaro falou ainda em quebrar paragdigmas, mininizando burocracias, respeitando a federação e enxugando gastos públicos. "As sementes serão lançadas e regadas para que a prosperidade seja a colheita do presente e do futuro. Não existem brasileiros do Sul, ou do Norte, somos brasileiros de uma só nação. Emprego, renda e equilíbrio fiscal são o nosso compromisso", destacou.

Em Santa Catarina, com 99,84% dos votos apurados, Jair Bolsonaro totalizou 75,92%, já Fernando Haddad 24,08%.

Fonte: Foto: Tania Rêgo / Agência Brasil