A Universidade Federal de Santa Catarina divulgará no dia 15 de outubro o Edital de Transferências e Retornos para ingresso no semestre 2019-1, fique atento a página da Secretaria Integrada de Graduação: http://sig.cts.ararangua.ufsc.br/.

Veja como funciona esta modalidade de ingresso:

Segundo a resolução nº17/CUn/1997, a UFSC admite a matrícula de estudantes que concorrerão nas seguintes modalidades:

Por transferências:

Para a troca de turno, de habilitação, de opção ou de curso no âmbito da UFSC; (Opção – Transferência interna);
Para alunos de outra instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, para prosseguimento de seus estudos na UFSC. (Opção – Transferência externa);

Por retorno:

Para aluno-abandono da UFSC, ou seja, para aluno que já esteve regularmente matriculado na UFSC e rompeu seu vínculo com a instituição, por haver desistido ou abandonado o curso (Retorno de aluno-abandono);
Para graduado da UFSC ou de outra instituição de ensino superior que pretenda fazer novo curso ou nova habilitação (Retorno de graduado).
“Os candidatos serão classificados obedecendo à ordem de prevalência prevista no artigo 96 da Res. 17/CUn/1997 e as regras estabelecidas pelo Colegiado de Curso do referido curso que se pretenda ingressar”.

Perguntas frequentes:

1 - Há a possibilidade de transferir o meu curso de outra universidade para a UFSC?

Sim, existe a possibilidade de transferência para alunos de outra instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, para prosseguimento de seus estudos na UFSC desde que respeitado o disposto a seguir:“O aluno que deseja transferir o curso deverá estar regularmente matriculado ou trancado na instituição de origem e o curso deverá ser autorizado ou reconhecido”.(res. 17/ CUn/ 1997)

2 - Há a possibilidade de trocar o meu curso da UFSC por outro no âmbito da UFSC?

Sim, existe a possibilidade de troca de turno, de habilitação, de opção ou de curso no âmbito da UFSC desde que respeitado o disposto a seguir: “A transferência interna será concedida uma única vez e ao aluno calouro é vedada a transferência interna”.

3 - Se eu já tenho uma graduação, há a possibilidade de ingressar nos cursos da UFSC sem prestar vestibular?

Sim, existe a possibilidade para graduado da UFSC ou de outra instituição de ensino superior que pretenda fazer novo curso ou nova habilitação.

4 - Se eu ingressei na UFSC e por algum motivo abandonei o curso, há a possibilidade de retornar à UFSC sem prestar vestibular?

Sim, é possível para o aluno que já esteve regularmente matriculado na UFSC e rompeu seu vínculo com a instituição, por haver desistido ou abandonado o curso.

 

Fonte: Comunicação Institucional Universidade Federal de Santa Catarina Campus Araranguá