O Diretor Geral do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE), Jose Hilson Sasso, e o engenheiro Sanitarista Everson Casagrande, participaram na última semana da 29ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan) realizada em São Paulo pela Associação dos Engenheiros da Sabesp.

O objetivo da Fenasan é fomentar e difundir a tecnologia empregada no setor de saneamento ambiental, bem como a troca de informações, a demonstração de produtos e o desenvolvimento tecnológico de sistemas empregados no tratamento e abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais, análises laboratoriais, adução e abastecimento e sistemas de coleta, e disposição final e manejo de resíduos sólidos, reunindo os principais fabricantes e fornecedores de materiais e serviços para o setor de saneamento e de segmentos correlatos.

Segundo o diretor do SAMAE, José Hilson Sasso, cursos e feiras fazem parte da administração da autarquia. “Nós trabalhamos em um meio onde temos que estar sempre informados das novas tecnologias e tendências de mercado da água e do esgoto. A feira que participamos nos proporcionou conhecimento e encaminhamos alguns negócios que trarão benefícios ao SAMAE”, disse.

Uma dos temas abordados foi a “Redução do custo operacional no Saneamento com aplicação de inovação tecnológica”. Os palestrantes abordaram as tecnologias usadas pela Sabesp, para elevar a eficiência na produção do saneamento em algumas áreas de São Paulo.

Para Sasso, o tema vem de encontro a atual realidade de Araranguá, que está entre os poucos municípios que possuem Saneamento Básico. “Investimos cerca de 17,5 milhões nas duas Estações de Tratamento de Esgoto (Uussanguinha e Parque Alvorada). Estas ETEs possuem um sistema moderno, que não provoca odores e que trata o esgoto sanitário e devolve limpo para a natureza. Beneficiando a saúde da população e do meio ambiente”, detalha.

O diretor salienta que a meta é ampliar a rede de esgoto para outros bairros. “Já estamos trabalhando para dar continuidade a esse grande projeto, buscando parcerias e recursos para que o esgoto tratado chegue a mais residências”, citou.

A Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente Fenasan reuniu cerca de 200 expositores – fabricantes de equipamentos, desenvolvedores de softwares, de tecnologias e prestadores de serviços – promoveram um cenário todo voltado para atender as demanda dos segmentos do setor.

Fonte: Assessoria de Imprensa SAMAE