O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, acompanhado do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt e da gerente regional de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini, participou de reuniões para discutir algumas demandas do setor, que aconteceram no gabinete da Agência na tarde da última sexta-feira, 21.

Na primeira reunião, com a presença da direção técnica do Hospital Regional de Araranguá e de médicos cirurgiões, foram tratados os encaminhamentos para habilitação do serviço de alta complexidade em cirurgia bariátrica no HRA. O Hospital já oficializou à Secretaria de Estado da Saúde a intenção da habilitação, assim como a CIR (Comissão Intergestores Regional) já tem deliberação favorável ao serviço. “É uma reivindicação das entidades e representatividades da Região a realização dessas cirurgias aqui, agora serão realizados os encaminhamentos da documentação para habilitação”, disse o secretário da ADR Heriberto Schmidt.

Posteriormente, os gestores trataram junto aos 15 Secretários Municipais de Saúde algumas demandas específicas da Região, principalmente sobre o encaminhamento de pacientes para a realização no HRA e na Policlínica de alguns procedimentos que possuem alta demanda e pequena oferta de serviço, como urologia e ortopedia. “Vamos providenciar o resumo dos procedimentos para que os pacientes possam ser atendidos em breve”, destacou a gerente de saúde.

O Secretário de Estado da Saúde ainda conversou com os servidores que atuam nos diversos setores da 21ª Gerência Regional de Saúde. “Vocês realizam um admirável trabalho de apoio aos Municípios e é aqui na Região que as coisas têm que acontecer”, concluiu Acélio Casagrande, destacando que o foco de sua atuação é na regionalização da saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação