Atualmente, sabe-se que a obesidade trata-se de um grande agravante do mundo moderno. A falta de tempo para o preparo das próprias refeições, a oferta de lanches rápidos e de baixo custo, o trabalho sentado à frente do computador e tantos outros fatores fez com que houvesse um crescente aumento da população com peso acima do normal.

Frente à problemática da obesidade e o impacto desta sobre a saúde pública, Balneário Gaivota, através da secretaria municipal de Saúde criou um projeto com o intuito de contemplar indivíduos que apresentassem obesidade e comorbidades num processo de orientação multidisciplinar, com o objetivo de desenvolver na população alvo mudanças de hábitos alimentares, aumento da autoestima, visão positiva da imagem corporal e a busca do equilíbrio biológico.

Na última semana, mais um grupo completou os 12 encontros propostos no projeto Questão de Peso. Katiana Lentz, nutricionista e coordenadora do projeto ressalta a importância para que o grupo tenha um amplo aprendizado sobre o que norteia a Obesidade, e Reeducação Alimentar “trata de uma questão de saúde, onde os participantes passam a ter mais qualidade de vida”.

Ronaldo Pereira da Silva, prefeito de Balneário Gaivota reforça que projetos como o Questão de Peso são partes essenciais do cronograma de atividades propostos pela secretaria de saúde, ofertando além do atendimento, ações que prevenção e que possam ofertar qualidade de vida. “Com a criação dos grupos, os pacientes passam a ter um atendimento com uma equipe de profissionais muito mais ampla, como neste caso, onde os participantes passam a ter acompanhamento da nutricionista, enfermeiros, psicóloga, profissional de educação física. São projetos destes que estão trazendo ótimos resultados para a saúde dos gaivotenses”.

No último encontro, além da Auriculoterapia realizada pela terapeuta Luciana Piva, a fisioterapeuta Lilian Maia abordou sobre as Consequências da Obesidade Sobre a Estrutura Óssea, que além de teoria as participantes também aprenderam alguns exercícios para serem realizados por conta própria.

Para registro, algumas participantes destacaram o quanto de peso perderam praticando os conhecimentos que as profissionais do grupo Questão de Peso transmitiram nos encontros.

Fonte: Assessoria de Comunicação