A amamentação traz benefícios que vão além dos aspectos nutricionais. É um momento único de ligação entre mãe e filho. Para conscientizar sobre a importância do aleitamento materno desde as primeiras horas de vida até os seis meses de idade, a Secretaria de Saúde promove o Agosto Dourado.

Dentre a programação do mês, Criciúma inicia aderindo à Semana Mundial da Amamentação, entre os dias 1º e 7 de agosto. O tema deste ano é "Amamentação: O Alicerce da Vida". A campanha tem o objetivo de informar à população que o aleitamento está diretamente ligado à segurança alimentar e à redução da pobreza.

De acordo com a coordenadora de alimentação e nutrição da Secretaria de Saúde, Ana Paula Aguiar Milanez, o Agosto Dourado também se propõe a envolver todos os setores da sociedade. “A amamentação exclusiva no peito até o sexto mês reforça a saúde nutricional, autoestima, inteligência, imunidade e a saúde emocional da criança. Para as mulheres, previne o câncer de colo de útero e de mama, além de diminuir a incidência de depressão pós-parto”, orienta.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), se a maioria das crianças do mundo fosse amamentada, seria possível salvar a vida de mais de 820 mil crianças com menos de cinco anos de idade, e cerca de 20 mil mulheres anualmente. A OMS também divulgou que somente 38% dos bebês são amamentados exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade. E destes, apenas 32% continuam sendo amamentados até os dois anos.

Atividades do Agosto Dourado

A Secretaria de Saúde vai promover diversas atividades durante todo mês de agosto. A programação é para salientar a proteção e o apoio à mulher que amamenta. Na quarta-feira, 1º, haverá a abertura com duas ações: 1º Concurso de cartazes de agentes comunitários de saúde sobre o aleitamento materno; e inscrições para o "Curso municipal de boas práticas em aleitamento materno para profissionais de saúde".

Com 35 vagas disponíveis, a inscrição pode ser feita pelo e-mail [email protected], até 20 de agosto. A capacitação ocorre nos dias 27 e 28 de agosto.

No sábado, 4, será realizado o 5º Mamaço de Criciúma, na Praça Nereu Ramos, a partir das 10h. Entre segunda-feira, 6, e sexta-feira, 10, haverá atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O resultado do 1º Concurso de Cartazes de Apoio ao Aleitamento Materno será divulgado entre os dias 20 e 24 de agosto.

“O leite humano é o alimento padrão ouro às crianças desde o nascimento até os dois anos. Vamos buscar parceiros éticos e mostrar o porquê de a amamentação ser fundamental para a vida. Precisamos trabalhar em conjunto divulgando a importância dessa prática e a necessidade de protegê-la”, ressalta.

Fonte: Ana de Mattia