O coordenador Dioni Borba, responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, assumiu a presidência do Colegiado de Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil da Regional Criciúma (Copdec) da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O mandato da diretoria será de um ano, podendo ser renovado por meio de reeleição por mais um ano.

O colegiado é responsável por promover ações para que haja uma padronização de ocorrências, documentações, cursos e recursos da Defesa Civil de todos os municípios região. As reuniões serão realizadas uma vez a cada dois meses, com a participação dos responsáveis pela pasta nos municípios de Içara, Morro da Fumaça, Forquilhinha, Lauro Müller, Cocal do Sul, Siderópolis, Nova Veneza e Criciúma.

De acordo com Dioni, a Compdec de Criciúma tem uma estrutura que possibilita a orientação e ajuda com informações às outras cidades. “Nós faremos visitas em cada município levando os assuntos, reinvindicações e sugestões para a melhor gestão da Defesa Civil da cidade”, explicou.

A primeira reunião será realizada na próxima terça-feira (17), às 14h no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd) no bairro Próspera. O Cigerd faz parte do novo sistema de proteção e Defesa Civil que está em fase de implantação em Santa Catarina. A intenção é integrar os setores para o gerenciamento de crise e, com isso, garantir a diminuição de riscos para a população.