Seis escolas da rede estadual de ensino da 21ª Gerência Regional de Educação de Araranguá estão realizando nesta segunda-feira, 13 e terça-feira, 14, a escolha dos Planos de Gestão Escolares (PGE) para a designação de seus novos diretores. As eleições estão sendo acompanhadas nas escolas pela Gerente de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Celina Hobold da Rosa e pela supervisora Cleusa Maria Felisberto Tavares.

O processo de escolha dos Planos de Gestão Escolar está acontecendo nas escolas estaduais: EEB Maria Solange Lopes de Borba (São João do Sul); EEB Catulo da Paixão Cearense (Sombrio); EEB Francisco Molgero (Jacinto Machado); EEB Professor Clovis Goulart (Araranguá), EEB Patrulheiro Jucemar Paes (Araranguá) e EEB Operária (Araranguá). Elas não tiveram proponentes do Plano em 2015, em virtude de aposentadoria, afastamento ou falecimento.

Estão aptos a concorrerem às vagas os diretores pro tempore, e também os outros profissionais da escola (professores ou assistentes técnico-pedagógicos - ATPs), que atendam aos critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação por meio do Decreto 1794.

A gestão dos diretores eleitos, por meio do seu Plano de Gestão Escolar, terá vigência de dezembro de 2017 a dezembro de 2019, e contará com acompanhamento da comunidade escolar e equipe técnica. “Esta forma de seleção é muito importante, porque valoriza a participação da comunidade escolar nos processos de planejamento e decisão”, disse a gerente Regional de Educação.

Para a presidente da comissão de gestão escolar da EEB Catulo da Paixão Cearense, escola estadual de Sombrio, Marilac Cardoso Carlessi Daitx, o processo está sendo satisfatório. “Depois de muitos anos, nossa escola está participando de um processo democrático. Está sendo muito positivo e contando com um número expressivo de votantes de todos os segmentos, entre eles pais, alunos, professores e funcionários”, concluiu.

Fonte: Leneza Della Krás - Assessoria de imprensa ADR