A tutoria de gestão escolar da Gerência de Educação, reuniu na tarde desta terça-feira, 17, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, diretores das 43 escolas estaduais do Extremo-sul para o último encontro de estudos referente à formação do curso de gestão democrática e o papel do gestor.

A reunião marcou a apresentação do módulo 4, abordando o tema ‘Adolescência, justiça escolar e o papel do gestor escolar: desafios para a implantação da socioeducação nas escolas públicas da rede estadual de Santa Catarina’.

A tutora de gestão escolar da Gered Araranguá, Ana Dirce de Vila, fala do grande desafio da gestão escolar nos dias de hoje. “Não podemos desconsiderar o cotidiano, muitas vezes perverso, destes estudantes. Ao contrário, conhecer suas mazelas sociais eleva o compromisso da escola para assegurar que no tempo em que estão ali, tenham infância, adolescência, convivência e clima escolar de autocuidado e cuidado mútuo”.

No encontro, a tutora de gestão escolar parafraseou ainda aos gestores a Proposta Curricular de Santa Catarina. “A educação é um processo que envolve inúmeras experiências que os sujeitos vivenciam ao longo do seu percurso formativo, como processo constitutivo e constituinte da formação humana”.

A Formação de Gestão Escolar 2017 será concluída com a realização de um Seminário que acontecerá no dia 21 de novembro, no auditório da ADR, com apresentação de relatos referentes às práticas significativas da gestão escolar neste ano letivo.

Fonte: Leneza Della Krás