O departamento de Turismo de Araranguá tem como objetivo, juntamente com os outros gestores da Amesc,  alavancar a campanha de capacitação e cadastro do Cadastur.

Segundo a  diretora de Turismo de Araranguá, Helen Becker, o Cadastur é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. "Ele garante diversas vantagens e oportunidades aos cadastrados, além de ser uma importante fonte de consulta para os turistas. É um programa executado pelo Ministério do Turismo e tem grande relevância para a região", explica.

Ainda de acordo com Becker, Araranguá faz parte da nona região de SC. "É chamado Caminho dos Canyons, composto por 15 municípios, que estão se fortalecendo através das Instâncias de Governança Regional. Esta Instância que está convidando todos os empreendedores que trabalham com o setor de turismo para se cadastrarem. Quanto mais cadastros, maior visibilidade para o setor turístico mediante o Governo Federal e também para a secretaria do Estado de Santa Catarina. Então, quando abrirem projetos e emendas para o setor turístico, tendo um número expressivo de cadastrados, teremos mais chance de negociação e de receber recursos para a área turística", ressalta.

O Cadastro será realizado dia 18 de outubro, na Amesc, a partir das 14h. "A equipe da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) de Florianópolis está vindo para capacitar todos os empreendedores e fazer o cadastro. É preciso levar a documentação que mostre que a empresa está ativa e se for MEI, levar identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de onde está a empresa atualmente", explica.

A diretora ainda salienta que mesmo depois de cadastrado, não é preciso pagar nenhuma taxa. "Este cadastro é um incentivo a participar de programas e projetos do Governo Federal, programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo, o que é muito importante, porque teremos a capacitação e cada vez que se envolverem na região, os cadastrados são chamados para treinamentos, ouvirem sobre novas tendências, novas leis. Também terão acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo, além da visibilidade no site do Cadastrur e do programa Viagem Legal. O turista as vezes não tem conhecimento do que tem na área de turismo na cidade, assim, fica mais fácil de encontrar", afirma.

Becker ainda relata que o cadastro é obrigatório, de acordo com a Lei 11.711/08 número 8623/93, para acampamento turístico, agências de turismo, guia de turismo, parque temático, transportadora turística, meio de hospedagem, organizadora de eventos."Quem pode se cadastrar mas não é obrigado são os restaurantes, cafeterias, bares e similares, parque aquático e empreendimento de lazer, locadora de veículos para turistas, prestadora especializada em segmentos de turismo, casa de espetáculos (baladas), empreendimento de apoio ao turismo náutico ou a pesca desportiva,a colônia de pescadores, por exemplo, além dos prestadores de infraestrutura para eventos e centro de convenções".

O cadastro pode ser feito pelo site www.cadastur.turismo.gov. br, "Mas convidamos a todos que compareçam dia 18 na Amesc para ter a capacitação, participar da palestra, a equipe estará falando sobre as novas tendências do turismo nacional e mundial, será uma oportunidade de se atualizarem", convida.