Na próxima segunda-feira, dia 16 de outubro, o Parlamento catarinense, por intermédio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, leva a Joinville para o projeto “Em Discussão”, José Mariano Beltrame. O ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro vai ao norte do Estado para ministrar uma palestra com o tema: “Segurança Pública: Crise sem medo”.

O evento é gratuito e visa promover e ampliar discussões sobre segurança pública em Santa Catarina e suas implicações para a sociedade e as instituições, em especial na região de Joinville. O evento é voltado a parlamentares, representantes dos poderes públicos, de instituições de ensino e de entidades, cidadãos e agentes públicos e políticos interessados na temática.

A motivação para o tema resulta dos indicadores nacionais que colocam o Brasil como o país com o maior número absoluto de homicídios, conforme dados publicados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Somente em Santa Catarina, na estatística criminal registrada de janeiro a junho deste ano, foram 529 homicídios.

A esses índices somam-se outras ocorrências, tais como furtos, assaltos, sequestros, lesões corporais, incêndios a carros e ônibus que aumentam a sensação de insegurança da população, principalmente pela ação do crime organizado, geralmente decorrentes do tráfico de drogas, é o que denunciam especialistas da área.

A proposta de debater e discutir a segurança tem como objetivo subjacente colaborar com a reflexão sobre como o Estado catarinense tratará essa política pública a fim de manter-se entre os menos violentos do país, bem como, reduzir a criminalidade e a violência.

Para tanto, é necessário articular poderes públicos, especialistas no assunto e sociedade para a reflexão sobre a atual realidade e propor políticas eficientes e eficazes de segurança pública, para cumprir o dever do Estado e assim, promover o bem estar da população.

O evento é  gratuito e as vagas limitadas.  As inscrições podem ser realizadas em: http://bit.ly/EmDiscussaoJoinville

Fonte: Imprensa - Assembleia Legislativa de Santa Catarina