A EEB João dos Santos Areão, de Santa Rosa do Sul, escola estadual da área de abrangência da Gerência Regional de Educação de Araranguá, promoveu entre os dias 22 e 29, a 1ª Semana Literária Areão - Eliane Santana Dias Debus, com o tema ‘Das Letras ao Infinito’, com o objetivo de incrementar o gosto e o hábito de leitura nos alunos.

A ação que aconteceu nas dependências da escola, contou com inúmeras atividades no campo da Arte e da Literatura, incluindo peças de teatro (dos próprios alunos e de outras companhias), saraus, intervenções artísticas, palestras interativas, oficinas, feira de livro, ônibus literário, exposições de trabalhos, minifeira de jogos matemáticos, entre outras.

No evento, a autora homenageada Eliane Santana Dias Debus, realizou o lançamento de sua obra ‘A Temática da cultura africana na literatura para crianças e jovens’, com uma noite de autógrafos que aconteceu quinta-feira, 28. Ela deu nome à Semana Literária. “Decidimos homenagear a autora, porque além de ter prestígio internacional no âmbito das letras, ela é natural de Sombrio, e passou toda sua infância em Santa Rosa do Sul”, disse o diretor da escola, Paulo Roberto Bitencourt.

Também passaram pela Semana Literária da EEB João dos Santos Areão, os escritores Luiz Antônio Aguiar e Arnaldo Estevan além dos professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Maria Laura Pozzobon Spengler, Fernanda Gonçalves, Marie Helene C. Torres e José Carlos dos Santos Debus.

A preparação para o evento aconteceu desde o início do ano por meio de uma comissão coordenada pelo professor Edson Natal Mateus, juntamente com os demais professores das disciplinas de língua portuguesa e inglesa. O diretor Paulo Roberto Bittencourt concluiu que o objetivo foi alcançado. “A escola entende que a Literatura e as demais Artes são manifestações que funcionam como um reflexo da sociedade e sendo assim, o artista traz para sua obra ações do cotidiano para que o leitor/espectador possa interpretar os fatos sociais, políticos e econômicos de uma sociedade e que ele compreenda e interfira sobre tais consequências. O evento foi um sucesso e os alunos ficaram maravilhados com cada atividade”.

Fonte: Leneza Della Krás/Comunicação ADR Araranguá