Está sendo colocado em prática, em Balneário Arroio do Silva, o projeto “Horta Sustentável na Escola – Cooperando para o Meio Ambiente”. Todas as escolas da rede municipal e estadual estão inseridas no projeto, além do CRAS da cidade. Os espaços adequados já receberam a atenção e variados tipos de hortaliças, legumes e temperos foram plantados e estão sendo cultivados.

Nesta quarta-feira, 27, as hortas do Centro de Educação Infantil (CEI) Carmem Matos Borges e da Escola Municipal Jardim Atlântico receberam cuidado especial dos alunos. No CEI, os pequenos colocaram as mãos na terra e tiveram contato com os alimentos nutritivos. Cada aluno recebeu ainda uma muda de tomate para levar para casa e plantar com a família.

Na Escola Jardim Atlântico quem teve contato maior com a horta foi a turma de alunos do oitavo ano. “Daqui sairão os alimentos que vão ser consumidos na escola. Os estudantes aprenderão a cultivar e poderão levar para casa”, disse a diretora da escola, Mery Maciel.

O projeto é realizado pela prefeitura, através dos departamentos municipais de meio ambiente e agricultura e pesca, e conta com o apoio da secretaria de educação, da empresa Florestal S.A e da RBS Mineração.

“As crianças vão cuidar da horta na escola e poder se alimentar daquilo que plantaram, além de aprender a plantar em casa também. É mais um ensinamento diferenciado e que agrega e muito para os alunos”, destacou o prefeito Juscelino da Silva Guimarães.

As hortas recebem a atenção rotineira do servidor Antônio Berti de Lima, do diretor de meio ambiente, Everson Inocêncio (Xande) e do diretor de agricultura e pesca, Angelino Borges, que estão envolvidos diretamente no projeto.

No cuidado especial desta semana, diretoras, professoras e alunos estiveram envolvidos. Além da visita do prefeito nas escolas, a secretária de educação, Silvia Machado Ghellere e a diretora de ensino infantil, Marizete de Oliveira, também conferiram de perto a realização do projeto.

Fonte: Bianca Goulart