A Gerência Regional da Epagri, juntamente com a Agreco, Instituto Federal Catarinense e a Uneagro, irão promover um evento para discussão de oferta e demanda de produtos orgânicos, que acontecerá no dia 27 de setembro, no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá.

O evento reunirá agricultores e comerciantes de produtos orgânicos, e também servirá para que por meio de suas organizações, os produtores utilizem melhor suas estruturas de distribuição, compartilhando rotas e reduzindo os custos com transportes.

De acordo com o gerente Regional da Epagri de Araranguá, Reginaldo Ghellere, o consumo de produtos orgânicos cresce ano após ano, desafiando os agricultores a produzirem cada vez mais. Porém, segundo ele, se faz necessário organizar melhor os diversos fornecedores para que os mesmos possam utilizar suas estruturas de forma compartilhada.

"Nós já temos em todo o Sul de Santa Catarina diversas estruturas de processamento de transporte, que muitas vezes estão ociosas numa região, enquanto uma organização de outra região tem falta. Também, com a presença dos diversos comerciantes representando as redes de supermercados, será possível fazer novos negócios e conhecer melhor a demanda desses compradores", explica.

Os agricultores e comerciantes de produtos orgânicos serão convidados pelas instituições envolvidas no evento, mas também podem procurar a Epagri do seu Município e fazer a inscrição para o encontro.

Fonte: Leneza Della Krás / ADR Araranguá