Em Araranguá a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla está sendo realizada com diversas atividades. De acordo com a diretora da APAE, Clarinda de Vila, esta é uma semana com ações e atividades com objetivo de invocar para toda sociedade temas que são de acordo com as causas da APAE. "Este ano o tema central é Direitos, Necessidades e Realizações. Então, durante toda a semana as APAES do Brasil inteiro estão realizando atividades nos diversos âmbitos, em vários setores, como em escolas e na praça. Em Araranguá estamos aproveitando bastante o shopping da cidade, o comércio, mostrando a potencialidade dos alunos, a capacidade da pessoa com deficiência lutando pelos seus direitos e pela inclusão", ressalta.

O objetivo principal, ainda segundo Clarinda, é desmistificar algumas coisas com relação às pessoas com deficiência e ampliar o conhecimento das pessoas a aceitação e a inclusão. "Recebemos este tema principal via Federação Nacional, dentre vários uma comissão escolheu este tema. Nos mês de julho já começamos com os preparativos das atividades para esta semana. Do dia 21 ao dia 28, todos os dias no país estão sendo realizadas atividades com a mesma preocupação, de levar conhecimento, fazer a participação dos alunos na sociedade, abordando os trabalhos que a APAE oferta, inclusive o projeto de prevenção. No mês de agosto foi invocado também o mês da prevenção da deficiência, o Agosto Laranja e várias ações estão sendo voltadas com o objetivo de prevenir", explica.

Celebrando a Semana e em parceria com o Agosto Cultural, a Trupe da Aurora se apresentou e encantou os alunos da entidade. "Temos atividades especificamente para os alunos, atividades abertas ao público em geral e atividades para as famílias. No domingo estaremos na praça com atividade para as famílias. Espero que dê um dia bem bonito porque a participação da família é fundamental", afirma Clarinda.

As atividades começaram dia 21 e seguem até dia 28. Confira a programação dos próximos dias:

Dia 27 (domingo) - Participação no evento Agosto Cultural "Arte na Praça" - Teatro, Boi de Mamão. Horário: 15h às 17h
Dia 28 (segunda-feira) - Dia do Abraço na APAE - Participação de escolas do ensino regular e comunidade. Horário: 8h30
Até dia 28 - Exposição de trabalhos produzidos nas APAES do Vale de Araranguá no Center Shopping. Horário: 18h