Faltando dois meses e meio para o Inverno - que começa oficialmente no dia 21 de Junho, os casos de Gripe A começam a preocupar. Em Lages, na semana passada, já foi registrada a primeira morte pela gripe. Apesar de ainda não ter registros fatais na região da Amesc neste ano, as autoridades estão em alerta, principalmente com a queda nas temperaturas que aumenta a incidência de problemas respiratórios.

Segundo os dados da Gerência Regional de Saúde, comandada pela enfermeira, Patrícia Paladini, desde Janeiro, em toda a região de Araranguá, foram notificados nove casos suspeitos. “Os pacientes procuraram os serviços de saúde com síndrome respiratória aguda grave que é indício da Gripe A. Felizmente não foi comprovado o vírus em nenhuma delas”, descreve a gerente.

A campanha de vacinação da rede pública inicia nos próximos dias. É exclusiva para grupos prioritários, idosos, crianças de até 5 anos, profissionais da saúde e doentes crônicos. Não contempla toda a população, por isso, a saída para a maioria, é procurar as clínicas privadas.

Fonte: Morgana Daniel