Sorvete, lanches, aquela cervejinha no final do dia, churrasco com os amigos e por aí vai... O Verão é a estação das tentações e exige cuidado redobrado não apenas para quem quer emagrecer, mas para todos que buscam uma vida mais saudável.

Apesar de tantas tentações, nem tudo está perdido: é possível reproduzir receitas saborosas em versões mais saudáveis. A nutricionista Michelle Casteller Piazza traz algumas dicas e orientações para quem pretende manter hábitos alimentares mais saudáveis.

Segundo ela, antes de tudo, é importante entender que uma alimentação equilibrada não está ligada apenas ao emagrecimento, pelo contrário, seus benefícios vão muito além disso. “Seguido uma dieta equilibrada e saudável, todos os resultados podem ser obtidos, seja por meio do alcance peso adequado para a idade e altura, por meio do emagrecimento, ganho de peso ou manutenção do peso já instalado. Além disso, com uma alimentação equilibrada, é possível prevenir inúmeras doenças, dentre elas as doenças crônicas não transmissíveis como o Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, doenças cardiovasculares e dislipidemias. O benefício de adotar bons hábitos alimentares repercute na promoção de saúde e bem estar como um todo”, destaca.
Ainda segundo Michele, na prática, uma alimentação saudável consiste no equilíbrio. “É aquela que contém quantidades necessárias de calorias, vitaminas, minerais, fibras, carboidratos, proteínas, lipídeos (gorduras) e a ingestão hídrica para manutenção do organismo. Na prática isso se resume em: quanto mais variada, colorida e “in natura” for a alimentação, melhor”, afirma.

Confira algumas receitas práticas, saudáveis e funcionais:

Sorvete de banana com morangos

Ingredientes:
1 xícara de banana congelada e picada;
1 xícara de morangos congelado e picados;
2 colheres de sopa de creme de leite light.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até atingir a consistência desejada.
*Fonte: www.mundoboaforma.com.br

Torta de frango fit

Ingredientes da massa:
200g a 250g de batata-doce cozida
2 ovos inteiros
3 claras
2 colheres (sobremesa) de farinha de linhaça
2 colheres (sobremesa) farinha de berinjela
1 colher (sobremesa) de chia
30 g de whey protein sem sabor ou de baunilha
temperos a gosto (sugestão: sal light e açafrão)

Ingredientes do recheio:
400 g de frango cozido e desfiado
3 colher (sopa) de queijo cottage
2 xícaras de legumes variados a gosto (brócolis, couve-flor e cenoura)
tempere a gosto (sugestão: cebola, curry, erva frescas, orégano fresco, sal light e pimenta)

Modo de preparo:

Em uma vasilha, amasse a batata-doce com um garfo, depois, acrescente os ovos, as claras, as farinhas, a chia e o whey protein. Misture bem. Em outra vasilha, misture bem todos os ingredientes do recheio. Acrescente uma colher (sopa) da massa no recheio e misture.

Em uma assadeira de silicone ou assadeira untada, coloque massa suficiente para cobrir o fundo. Acrescente o recheio e cubra com o restante da massa. Se quiser, pincele uma gema em cima da massa para ela ficar dourada. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 min e está pronto!

Suco Detox de chá verde e couve

Ingredientes:
150 ml de chá verde;
½ maçã com casca;
1 folha de couve;
Gelo a gosto

Modo de preparo:

O chá verde industrializado não apresenta as mesmas propriedades do chá “in natura”. Prepare o chá, deixe em infusão, espere esfriar. Lave a maçã e a folha de couve. A seguir, bata tudo no liquidificador e tome imediatamente.