Com o objetivo de perceber os novos desafios lançados ao operador jurídico do século XXI, e parte da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, foi realizado na noite da última terça feira, dia 25, uma visita à 20ª Subseção da OAB/SC. Onde foi servido um Café Literário interdisciplinar com estudantes do 1º semestre do Curso de Direito da Unisul de Araranguá , com o escritor da Obra “Retórica e Argumentação - Ferramentas Úteis para elaboração de Discursos e Teses”, Dr. Wilson Demo.
Os calouros foram recepcionados pela Comissão da Mulher Advogada, representada pelas Drª Aline e Drª Fernanda que apresentaram as atividades da Comissão aos presentes e organizaram o lanche, oferecido pela entidade.

Relacionar os fundamentos teóricos que o livro em estudo apresenta, com os conteúdos dos Programas de Filosofia e Sociologia Jurídica, verificando novas perspectivas para o operador jurídico no século XXI e reconhecer a hermenêutica como essência para a realização da atividade jurídica coerente, foram também objetivos específicos para este trabalho.

Na oportunidade os estudantes puderam apresentar seus questionamentos sobre os principais eixos da obra. O escritor teceu considerações sobre as consequências benéficas para o futuro operador jurídico, conhecer e saber aplicar com adequação e responsabilidade social, as ferramentas essenciais da Ciência Jurídica.

Para os professores Jeã Pierre Toledo e Marilene da Rosa Lapolli ações como esta geram aprendizagem, pois permite que as estudantes vislumbrarem novas formas de aprender e internalizar conceitos da realidade SocioJurídica com reflexão e análise.

Para o Dr. Laercio Machado , advogado, prof. do Curso de Direito da Unisul de Araranguá e atual presidente da 20ª Subseção da OAB/SC, receber os estudantes de Direito na sede da OAB é um exercício de aproximação da realidade profissional que irão desenvolver. "A OAB incentiva ações pedagógicas desta modalidade acreditando que permite avanços significativos nas parcerias interinstitucionais", pontuou.

As atividades foram encerradas com um belo momento de autógrafos.

Fonte: Unisul Araranguá