Entrega de certificados aos cavaleiros do trecho catarinense

A Semana Farroupilha tem sido um sucesso. Tradicionalistas estão se reunindo todos os dias para curtir as músicas e as apresentações artísticas promovidas ao longo do evento. Além das apresentações das escolas e dos grupos tradicionalistas, o evento conta com bailes todas as noites o que atrai o público.

Nestes últimos dias os cavaleiros que participaram da cavalgada da Chama Crioula no trecho catarinense receberam certificados e o devido reconhecimento. Em torno de 100 cavaleiros marcaram presença. O reconhecimento foi feito também em homenagem especial ao senhor Santilino João Joaquim. O homenageado desta edição esteve presente na última semana no acampamento farroupilha para receber os aplausos dos tradicionalistas.

O homenageado

Seu Santilino nasceu em 1936 e é natural de Maracajá. É filho de João Antônia Joaquim (sei Joca) e de Verginia Rabelo Joaquim. Viveu sua infância convivendo com o trabalho na lavoura e aprendendo a lida com os cavalos. Em 1994 acabou indo trabalhar no CTG Galpão de Estância e seu afazer era cuidar dos cavalos, onde ficou mais conhecido ainda por ser um domador de qualidade. Santilino foi um dos primeiros cavaleiros da região. A homenagem foi feita em reconhecimento à coragem que sempre demonstrou em seu ofício, o amor e respeito ao tradicionalismo, por ser amigo e companheiro, sempre estando a disposição de todos para auxiliar e ensinar.

O homenageado recebeu um troféu das mãos do prefeito Evandro Scaini e do tradicionalista representante do Regimento Barriga Verde José Tramontin.

Programação repleta de apresentações

Ao longo dos últimos dias o acampamento farroupilha recebeu muitos amantes do tradicionalismo gaúcho. Teve muita mateada, contos e prosas e apresentações artísticas. A programação contou com apresentações das escolas: Apolônio Ireno Cardoso, CEI Tereza Pereira Coelho, EMEB Luiza Tomasi Scaini (Praia da Meta), CEI Carmem Matos Borges, EMEB Professora Jaira Vieira Borges (Praia da Caçamba), EMEB Professora Jaira Vieira Borges (Praia da Caçamba); além do Grupo de Teatro JAC da EMEB Jardim Atlântico, Grupo de Dança Xirus do Litoral e Terceira Idade, Apresentação Clube de Mães Centro, Associação Coral de Balneário Arroio do Silva, entre outros grupos tradicionalistas.

Homenagem ao seu Santilino

As noites foram embaladas pelos grupos musicais: Gaitaço, Trio Campeiro, Grupo Balanço e Della Bruna e Grupo Sertanerão.

A programação encerra nesta terça-feira, dia 20, com mateada, almoço e o descerramento das bandeiras às 14h30. Lembrando que nesta terça-feira é comemorado o Dia do Gaúcho e é feriado no município.

Santilino João Joaquim

[+] Leia também:

Center Shopping promove uma semana especial para comemorar o Dia da Revolução Farroupilha

Chama Crioula acesa no Arroio traz luz à Semana Farroupilha

Acampamento Farroupilha recebe grupo a Terceira Idade

Aberta oficialmente a Semana Farroupilha em Balneário Arroio do Silva