Entre os dias 19 e 30 de setembro, será realizada a Campanha Nacional de Multivacinação. Além da vacinação contra poliomielite, que ocorre todos os anos, a campanha incluirá todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas.

Para orientar os coordenadores de imunização dos Municípios do Extremo-Sul sobre a realização da campanha, o setor de Imunização da Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá promoveu na tarde desta terça-feira, 13, uma reunião de capacitação. “Tiramos dúvidas e prestamos orientações sobre preenchimento de boletins, digitação no site e sistemas, atendendo o que preconiza o Ministério da Saúde”, disse a técnica do setor de imunização da Gerência de Saúde, Bárbara Cristiano Monteiro.

Bárbara ressalta que a campanha tem como meta colocar em dia todas as cadernetas com vacinas de rotina, e lembra que o Dia D está marcado para o sábado, dia 24, onde os Postos de Saúde dos Municípios estarão abertos das 8 às 17 horas. “Na hora de vacinar, os pais precisam levar as cadernetas de vacinação e cartão SUS”.

Em relação à vacina contra a pólio, a técnica da ADR lembra que as mesmas já estão disponíveis na Gerência de Saúde. Entre as outras vacinas disponíveis estão a penta, tetraviral (caxumba), tríplice viral, tétano, HPV, entre outras.

Fonte: Leneza Della Krás