O estudante Emanuel Almeida, de 16 anos, da EEB Maria Garcia Pessi, de Araranguá, escola da área de abrangência da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, sonha em cursar Ciências Econômicas. Na difícil jornada para o vestibular, ele conta com uma importante ferramenta de preparação: a plataforma online Missu (Missão Universitário), que oferece análises de desempenho em tempo real, autoavaliação emocional dos estudantes, simulados do ENEM, além de ser desenvolvido com uma linguagem que dialoga com a “geração Z”.

Com a utilização do Missu, os usuários adquirem moedas virtuais, as quais são trocadas por recompensas. Entre os milhares de estudantes brasileiros que utilizam a plataforma, Emanuel foi o primeiro colocado em junho e recebeu como prêmio um iPhone 5S. É a primeira vez que um estudante oriundo de escola pública em Santa Catarina consegue ser o maior pontuador do mês na plataforma. “Fico animado por saber que ferramentas como essa auxiliam nos estudos junto com os próprios materiais da escola”, comenta Emanuel.

De acordo com a equipe do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Gered Araranguá, participam desta plataforma todas as 21 escolas estaduais de ensino médio do Extremo-Sul, sendo que elas receberam um código de acesso online. “Ficamos muito felizes com o resultado alcançado pelo estudante Emanuel, e esperamos que ele sirva de exemplo e de incentivo para outros alunos da Regional, para que também se engajem nesta importante plataforma de estudo”, destacou a multiplicadora do NTE, Vera Cristina Delfino, responsável pela divulgação, entrega dos códigos e acompanhamento na Regional.

Desenvolvida pela Mind Lab, empresa de educação presente em mais de 25 países, o Missu auxilia estudantes de todo Brasil a estudarem para o Enem e os principais vestibulares nacionais. E como forma de estimular os jovens a se engajarem mais ao longo dos estudos, a plataforma irá premiar o usuário mais estudioso do ano com uma viagem à Califórnia, para conhecer as principais universidades da região, além de um tour pelo Vale do Silício. “Sabendo que eu consigo ser o maior pontuador em um mês, manter o nível para conquistar uma viagem como essa no final é um grande incentivo”, comenta.

Diariamente, os usuários do Missu têm acesso a questões exclusivas, testadas e avaliadas por nível de dificuldade e área do conhecimento. Assim, o estudante direciona seus estudos e conhece seus pontos fortes e fracos. “Eu tenho mais dificuldade em Ciências da Natureza, e a maior parte do tempo em que utilizo as moedas virtuais vão para sanar minhas necessidades nessa área. Hoje consigo perceber que venho melhorando bastante nisso”, conta Emanuel, que se sente cada vez mais confiante com seu desempenho.

Dentro da plataforma, o programa de recompensas com moedas virtuais dispõe de uma série de prêmios educativos e tecnológicos, conectados ao mundo dos estudantes, como smartphones, tablets, vale compras em sites de educação, entre outros. “A regra é muito simples: quanto mais você se engaja na plataforma, mais pontos ganha. Todo o esforço no MISSU é recompensando, seja respondendo as questões diárias, seja apenas acessando o site e até errando uma questão. Nosso objetivo é incentivá-los cada vez mais a praticarem, e os mais dedicados é que vão receber mais pontos”, completa Claudio Franco, Diretor de Inovação da Mind Lab.

Sobre o MISSU

O MISSU (Missão Universitário) é uma plataforma de preparação para o ENEM e mercado de trabalho. Criada para ajudar jovens e adultos que sonham com um diploma, ela oferece simulados do ENEM e de Vestibulares o ano inteiro, diversos conteúdos para ajudar no plano de estudo e uma tecnologia exclusiva, o SISUmetro˚, que já calcula as chances de aprovação por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada).

Os candidatos são estimulados a se informar, estudar e testar seus conhecimentos sempre, sendo esse esforço recompensado com pontos para resgatar prêmios motivacionais. Ideal para a nova geração de estudantes dinâmicos, exigentes e engajados.

Fonte: Leneza Della Krás