Com o intuito de difundir boas práticas de segurança e saúde ao trabalhador, o Juiz do Trabalho Substituto do TRT de Santa Catarina e Gestor Regional do TRT no Programa Trabalho Seguro, Ricardo Jahn, proferiu sua palestra na abertura do XVI Cipamin, na tarde desta quarta-feira, no Auditório I da Satc.

Em sua fala, Jahn destacou a importância do “Programa Trabalho Seguro”. “O objetivo é de unir todos para que seja dada a atenção devida, para o que os acidentes de trabalho não ocorram. O programa visa aproximar as instituições, não fiscalizar, já que o poder judiciário não pode se envolver, mas podemos trabalhar para a conscientização. É preciso o cuidado, já que no Brasil por ano, temos 700 mil acidentes de trabalho”, explica.

O Cipamin tem por objetivo preparar os participantes para terem uma atuação proativa de prevenção da saúde e segurança de todos os colaboradores da indústria de extração do carvão mineral. “É uma atividade de risco máximo e por isso temos que destacar a grande importância desse esse evento”, afirmou o presidente da Federação dos Mineiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, Genoir José dos Santos, o Foquinha.

A segurança também foi destacada pelo diretor executivo do Siecesc, Márcio José Cabral. “Há 30 anos cheguei em Criciúma e meu primeiro evento foi em uma causa mineira. Aprendi a respeitar o mineiro como um grande trabalhador, e convivendo durante os últimos meses no setor, tenho certeza que é um dos setores de maior risco e por isso a importância desse evento”, destacou Cabral.

O evento teve início nesta quarta-feira e segue até a sexta-feira (15), e contará com a participação de mineiros das carboníferas da região de Criciúma, além de representantes do CRSM e DNPM.

Programação do Seminário

Quarta-feira (13/07)
13h - Credenciamento
13h30min - Abertura do Seminário: Pastor Luiz Carlos da Silva
14h15min – Acidentes de Trabalho: Programa Trabalho Seguro do TRT de Santa Catarina Palestrante: Ricardo Jahn (Juiz do Trabalho Substituto do TRT de Santa Catarina e Gestor Regional do TRT no Programa Trabalho Seguro)
15h – PR: Proteção Respiratória Palestrante: José Roberto Baié – Gerente de contas 3M - Bacharel em Direito- Pós graduado em Marketing RH
15h45 Consequência Social dos Acidentes de Trabalho - Relato dos Acidentados - Oséias Cardoso Marques e João Batista Tomaz
16h30 Co­ee Break
17h Primeiros Socorros Socorristas da Carbonífera Metropolitana S.A - Wagner Pereira e Rodinei Gonçalves.
20h Encerramento

Quinta-feira (14/07)
13h Vídeo Institucional
13h30 Riscos de Acidentes e Ações Preventivas Domingos Clauber Colonetti (Técnico em Segurança do Trabalho)
14h30 Introdução Mapa de Risco Amélio Colombo (Engenheiro de Segurança do Trabalho – SATC)
15h Elaboração do Mapa de Risco pelas CIPAMINs.
16h30 Co­ee Break
17h Apresentação e Discussão dos Mapas de Riscos pelas CIPAMINs
20h Encerramento

Sexta-feira (15/07)
13h Vídeo Institucional
13h30 Análises de Acidentes Roberto Cláudio Lodetti (Técnico em Segurança do Trabalho)
14h Apresentação do Grupo de Teatro Raízes do Carvão – com a peça: “Segurança se faz todo dia, não a deixe pra depois”
15h Simulado de Resgate de Acidentes pelas CIPAMINs
16h30 Co­ee Break
17h Análise do Simulado dos Acidentes pelas CIPAMINs.
19h Encerramento

Fonte: Lucas Jorge (Assessoria de Imprensa Siecesc)