O Banco de Olhos foi a pauta do encontro dos vereadores Tati Teixeira (PSD) e Vanderlei Zilli (PMDB), com o secretário de Estado da Saúde João Paulo Kleinübing e com o Gerente da SC Transplantes, Leandro Silva Botelho. O encontro ocorreu ontem (21/6), em Florianópolis.

Conforme a vereadora, depois de todos os encaminhamentos, o Ministério da Saúde virá à cidade de Criciúma para vistoria e credenciamento do Banco de Olhos. “O secretário nos informou que não medirá esforços para concretizar esse projeto. O que falta agora é o checklist. A parte de licitação para aquisição dos equipamentos o Município já está fazendo”, disse Tati Teixeira, acrescentando que já há parecer do Gestor Municipal de Saúde, Conselho Municipal, da Comissão Intergestores Regional (CIR), entre outros requisitos fundamentais para o credenciamento do Banco de Olhos.

Desde 2010, a cidade de Criciúma não faz captação de córneas por falta de um local adequado para realização do procedimento. A presidente da ONG Banco de Olhos de Criciúma, Eliana Andrade, diz que só em 2015, mais de 150 córneas foram perdidas. A preparação do espaço contempla a reforma na sala, revisão nas instalações elétricas, hidráulicas e a climatização, já que o local exige um ambiente especial e controlado para o armazenamento das córneas doadas.

Fonte: Daniela Savi - Assessoria de Imprensa – Câmara de Vereadores de Criciúma