O cantor pode ter a mais bela voz, o melhor conjunto de músicos e possuir os melhores equipamentos, mas um grande show só é realmente bom e inesquecível se o som for de qualidade e nítido. É aí que entra o trabalho destes grandes artistas, que apesar de não brilharem nos holofotes do palco, dão show atrás das grandes mesas de som, escondidos em meio a uma infinidade de cabos e fios.

Estamos falando dos técnicos que realizam um trabalho praticamente anônimo, mas imprescindível para que qualquer show ou evento seja um verdadeiro espetáculo. A região do Vale é servida de grandes talentos. Nomes como Jéferson Rosa, de 30 anos, que há  mais de 14 atua na profissão, merecem destaque.

Recentemente, ele que é técnico da dupla  Neguinho e Emanuel, na X9 Promoções, foi convidado a representar Santa Catarina, no maior evento do gênero na América Latina.

Jeferson também é  um dos organizadores da terça técnica, evento de atualização dos profissionais que  agora será  chamada ENTER (encontros técnicos regionais).

O objetivo deste nosso grupo é  trazer os cursos de engenharia de áudio com o mínimo custo possível, além  de realizar ações sociais.

O evento

Maior evento de áudio, vídeo, iluminação e instalações especiais da América Latina, a AES Brasil Expo aconteceu de 16 a 19 de maio, no Expo Center Norte (Pavilhão Amarelo), em São Paulo – SP.

O evento trouxe ampla programação de seminários e workshops com os principais profissionais do setor abordando temas como Gravação, Mixagem, Som ao Vivo, Instalação, Normas, Masterização e outros. Além disso, empresas como Yamaha, Proshows, Auratec, Staner e muitas outras estiveram presentes na exposição.

O Congresso de Engenharia de Áudio é um fórum consolidado de divulgação científica e inovação tecnológica no Brasil, congregando pesquisadores e profissionais envolvidos em pesquisa, desenvolvimento e inovação em engenharia, computação sonora, música e acústica. Desde 2003 o evento publica trabalhos inéditos de pesquisa de qualidade produzidas no país e promove a articulação de grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

Jeferson esteve ao lado de grandes nomes do meio artístico como Kalunga, o  técnico de Ivete Sangalo, Sapão da dupla Victor e Léo, Renato Carneiro, Kadu Melo do cantor Fábio Jr, Castor da Banda Sorriso Maroto entre outros.