“Odoiá, odoiá, Rainha do Mar.” Quem nunca ouviu esta expressão, cantada e interpretada por vozes marcantes, como a de Gal Costa? E estas expressões são marcantes em todo início de ano, quando boa parte dos brasileiros mostram devoção a uma das mais importantes divindades populares. Mais precisamente no dia 2 de fevereiro, se contempla Iemanjá, o orixá das águas doces e salgadas, cultuada pelos templos de Candomblé, Brasil afora.

E para comemorar a Rainha do Mar, o templo Estrelas da Noite, de Balneário Arroio do Silva, está organizando uma Festa em homenagem a Iemanjá. Conforme a mãe da casa, Kenia Mesquita, conhecida como mãe Kenia de Oya, o barco de Iemanjá, que será ofertado ao mar com as oferendas, já está pronto. “As lembrancinhas, que serão distribuídas aos presentes, também já estão prontas. Agora estamos finalizando os preparativos para fazer uma bela homenagem a mãe Iemanjá,” afirmou.

A festa será realizada em frente ao santuário de Iemanjá, próximo ao restaurante Chapelão. A beira do mar, uma gira, nome dado aos cultos de religiões de matriz africana, será tocada. A expectativa, segundo a mãe de santo, é  reunir ao menos 300 pessoas.

“Ao todo, serão 50 pessoas dos terreiros que estão organizando. Mas já estendo meu convite à todas as terreiras que queiram participar, e claro, a todos as pessoas, até mesmo de outras religiões. Todos são bem-vindos a festa da Iemanjá,” pontuou mãe Kenia.

Quem quiser participar deste momento de fé, já pode preparar as oferendas. Segundo mãe Kenia, frutas e doces, como a canjica, mel e a cocada, são as principais oferendas ofertadas a Iemanjá. “Também quem quiser, pode levar flores. Durante a festa, os caboclos irão abençoar todas as oferendas, que serão ofertadas a Iemanjá por meio do barco, que será levado ao mar,” explicou.

A Festa é a primeira organizada pelo Templo Estrelas da Noite, que está há três anos instalado em Arroio do Silva. Mãe Kenia já planeja para o dia 23 de abril uma festa para Ogum, o orixá guerreiro. “Quem quiser contribuir com a festa, ou participar da organização, basta nos procurar,” inteirou.

Quer contribuir com a festa? O templo Estrelas da Noite fica localizado na Rua Renata Costa, nº 829, no Centro de Balneário Arroio do Silva.

Quando ocorre?

A Festa de Iemanjá ocorre no dia 1º de fevereiro, a partir das 23h, em frente ao santuário de Iemanjá, próximo à Praia da Meta, em Balneário Arroio do Silva.