Para a costureira Thaís Evaldt Rosa, mãe de dois filhos e moradora do Bairro São Luiz, em Sombrio, a data ficará marcada por ser uma das mais importantes da sua vida. Na manhã desta terça-feira, 26, ela recebeu das mãos do secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, as chaves da sua casa própria.

Além de Thaís, outras quatro famílias do Município, dos bairros Januária, Parque das Avenidas, São Pedro e Raizeira, receberam as chaves de suas casas. As casas modulares estão devidamente instaladas, prontas para serem habitadas pelas famílias, que viviam em área de risco, ou foram atingidas por eventos climáticos adversos.

As casas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço (cerca de 40 metros quadrados) são resistentes a vendavais, granizo, chamas, são laváveis e contam com material antitérmico. “Sofri muito com as enchentes, minha casa alagava sempre. Estou muito feliz, porque agora posso dormir tranqüila, sem medo da chuva”, disse Zélia Eufrázio, moradora do Bairro São Pedro.

A solenidade de entrega das casas ocorreu no bairro São Luiz, e além dos moradores beneficiados, participaram do ato o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Ademir da Silva, o coordenador Regional da Defesa Civil, Sebastião Antônio de Souza, vereadores, secretários, diretores e comunidade.

entrega-casas-Defesa-Civil-Sombrio-26-01

Vistoria de pontes em Timbé do Sul

Na segunda-feira, a primeira ação do Secretário Milton Hobus na Região da ADR Araranguá foi a vistoria de duas pontes (kits para transposição de obstáculos) instaladas em Timbé do Sul, com recursos do Fundo Estadual de Defesa Civil/ Fundec, com investimento total de R$ 109 mil.

O agricultor Edmilson Monsani, conhecido como Dino, fez questão de agradecer pessoalmente a instalação da ponte de 12 metros na localidade de Figueira Bordignon. Ele citou que os moradores locais, agricultores e trabalhadores que passam pelo local sentem-se mais seguros com a ponte de concreto. “Moro aqui há mais ou menos 50 anos, e é uma felicidade pra gente da comunidade ver esta ponte de concreto”.

Outra ponte de 6 metros, na localidade de Figueira Aléssio, também foi vistoriada pelo Secretário, acompanhado do Prefeito de Timbé do Sul, Eclair Alves Coelho, secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Ademir da Silva, coordenador Regional da Defesa Civil, Sebastião Antônio de Souza, vereadores, secretários, entre outras lideranças locais. “Este modelo de ponte foi desenvolvido de forma pioneira no Brasil. Ela é montada em cerca de duas horas, e tem menos da metade do custo. Mais de 300 pontes como esta foram instaladas pela Defesa Civil do Estado em Santa Catarina, substituindo antigas pontes de madeira que já não suportam mais a carga”, concluiu Milton Hobus.

O Prefeito Eclair Alves Coelho destacou que a Secretaria de Estado da Defesa Civil foi a que mais atendeu os pleitos do Município. Além das duas pontes, somente em 2015 o Município recebeu cerca de 950 drenos, para obras de drenagem pluvial e fluvial, instalados em várias localidades de Timbé do Sul.