W3: Qual será o guia que vai reger o ano de 2016?

Mario do Xangô: Para nós, dos cultos africanos, o orixá regente do ano é Oxala e Iemanjá. Geralmente sempre trazemos um adjunto, que é o casal que forma o ano. Mas o principal para nós é Oxalá, que é o orixá da cor branca, da paz, da fé, da união, pacificador. Ele é considerado o pai de todos os orixás, é o orixá da criação, rege o início, o meio e o fim. E o astro do orixá é o sol, então é onde Oxalá vem para reinar em 2016. Acompanhado de Iemanjá, orixá da cor azul claro, rainha dos mares e das águas, influencia na fertilidade, maternidade e no psicológico dos seres humanos.

W3: Com o que é preciso tomar cuidado em 2016?

Mario do Xangô: 2016 é preciso tomar cuidado, na maior parte das pessoas, com os pensamentos. Os pensamentos serão muito rápidos, então você vai pensar, parar primeiro, repensar e agir, aí você terá bons resultados na parte financeira e no amor.

W3: Eleições municipais; as urnas prometem surpresas ou os candidatos à reeleição sairão vitoriosos?

Mario do Xangô: Por parte do Brasil, no geral, que eu pude analisar por Oxalá, que é um orixá de manter constante movimento, os candidatos à reeleição serão mais vitoriosos, porque já estão se movimentando. Aqueles que deixarem para a última hora vão ficar para traz. Este ano não será o ano de surpresas, será o ano de pensar e seguir. Muitos destes candidatos já estão se preparando, então teremos mais números de reeleitos do que novos prefeitos.

W3: O que os orixás dizem sobre os seguintes temas: Finanças e dinheiro?

Mario do Xangô: Falando de finanças, claro, todos já sabem que será um ano difícil, mas não um ano parado. Será um ano de movimento constante. Será difícil sim, mas vai crescendo aos poucos. Mais perto do fim do ano os resultados serão bem melhores.

W3: Amor?

IMG_8907-300x200.jpg
2016 será o ano de plantar novas oportunidades (Foto: Felipe Balthazar)

Mario do Xangô: Será um ano em que as pessoas terão mais paciência umas com as outras na parte do amor. E geralmente ele é um ano mais lento, quem quiser conquistar a pessoa amada terá que dar um passo a mais, pois se ficar esperando, vai perder. Porque é um ano lento. Na parte do amor é para aquela pessoa que corre atrás, mas não será um ano de grandes paixões.

W3: Saúde?

Mario do Xangô: Na parte da saúde, terão muitos problemas com a parte mental. As pessoas que tem tendência ao estresse e a depressão, comecem a se cuidar mesmo, porque a energia vai pesar muito na parte mental. Prepare sua saúde, cuide-se mais, se o médico indicar um tratamento, faça o tratamento e não deixe pela metade, porque é um ano para ter cuidado nesse sentido.

W3: Clima?

Mario do Xangô: Como Oxalá é um orixá do sol, sabemos que terá calor. Não totalmente, mas nos dias de calor, será quente mesmo. E a tendência à fortes ventanias, para que a natureza se ajuste, pois Oxalá  vem ajustando a natureza, e como se faz isso? Como antigamente, as forças da natureza vão se movimentar sim, então o alerta a nível de mundo é os fortes ventos.

W3: Sobre a presidente do Brasil, Dilma Rousseff?

Mario do Xangô: Os orixás revelam que sobre ela haverá reuniões de pessoas, organizações, que darão uma acalmada, para respeitar o Brasil. Eles vão entender que se houver a cassação dela, o Brasil vai mais para baixo do que já está. Eles vão tentar manter como está, vão tentar se organizar para uma futura mudança.

W3: Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo?

Mario do Xangô: Raimundo Colombo tende a ter muito sofrimento com intrigas internas, confronto dentro da própria casa. Ele vai ganhar apoio de pessoas que ele não esperava, mas mesmo assim terá um ano de muita batalha, um ano não muito bom, porque os próprios amigos vão virar as costas.

W3: Prefeito de Araranguá, Sandro Maciel?

Mario do Xangô: Sandro Maciel em Araranguá terá uma luta muito grande. Vai ser um ano que ele precisará pensar muito para depois agir. Vai ter que se abraçar aos amigos, para poder se manter em pé, no sentido de levar até o fim o projeto que havia traçado. Será um ano muito difícil. Os orixás mostram que será um ano de muita batalha, que os cálculos feitos no passado vão repercutir agora. Então, ele vai ter que se apegar em amigos do passado para se reorganizar, senão, será um ano quase que por completo perdido.

W3: Qual vai ser a cor do ano?

Mario do Xangô: A cor principal do ano será o branco. Pode ser branco e azul, porque o branco será o principal, junto com o azul claro.

W3: Uma simpatia ou dica para entrar bem em 2016?

Mario do Xangô: Como esse ano o pessoal não está tanto buscando o amor, e sim o dinheiro como eu pude perceber, a principal simpatia que aconselharíamos, não importa o mês é a seguinte: você vai ao mar, leva um perfume, do seu gosto, uma garrafa de champanhe, sete moedas, tudo isso no seu braço, chega na beira do mar e pede licença para Iemanjá e a todas as forças do mar. Pula sete ondas, e após você abre a champanhe, oferece ao povo do mar, vira um pouco de champanhe na água e sobre as moedas. Depois você pega o perfume, lava as moedas, virando sobre o mar e sobre a mão direita. Em seguida você passa as moedas no mar e oferece pedindo fortuna, dinheiro e prosperidade. Traga as moedas embora e guardem ao menos uma das moedas na sua carteira, as outras podem ficar dentro de casa para trazer até seu lar a prosperidade e a fortuna, com o axé do povo do mar.