Sentada em uma das poltronas na recepção da Agência do Sistema Nacional de Emprego - SINE de Araranguá, Harli Silva, de 27 anos, busca um novo recomeço. Decidiu sair de Cambará do Sul, após uma separação e veio à passeio para Araranguá, mas acabou gostando da cidade onde decidiu viver. Ela que no antigo emprego atuava na área de serviços gerais, busca novas oportunidades no ramo, agora na sua nova cidade. Harli que está desempregada há um mês, era apenas uma das dezenas de pessoas que nesta segunda-feira, dia 04, resolveu iniciar o ano em busca de emprego. “Na cidade onde eu morava, as coisas estavam muito complicadas para arranjar um emprego, por isso decidi tentar uma vida nova em outra cidade”

De acordo com a coordenadora do SINE, Palmira Afonso, a procura por empregos no órgão responsável, está dentro da média neste início de ano. As ofertas para mão-de-obra masculina são um pouco maiores. O número de vagas onde há maior oferta é na área de serviços gerais e segundo ela, os trabalhos são temporários muitas vezes. “Uma das áreas que sempre sobram vagas e há poucas pessoas capacitadas, são as de solda, panificação e confeitaria,” revelou a coordenadora.

Já no Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, as vagas de estágios para jovens a partir de 16 anos, cursando o ensino médio ou superior são bem mistas. A informação é da coordenação da entidade. Segundo os responsáveis pelo recrutamento e seleção do CIEE, nesta época do ano, o aumento de oferta e também procura por empregos cresce 70%. Áreas de administração são as mais ofertadas, com estabilidade contratual por cerca de um ano. Os salários são em média, R$ 450, para quem está no ensino médio e R$ 700 para quem cursa o ensino superior. Os valores podem variar de acordo com a carga horária de cada estágio.

Palmira de Lourdes Afonso, coordenadora do SINE, aconselha quem está procurando emprego, a sempre tentar abrir novos horizontes e procurar se especializar naquilo que gosta de fazer. “É de grande importância saber analisar as habilidades e reconhecer onde se tem aprendizado rápido. E se for possível, tentar não atuar em uma profissão que não condiz com o seu perfil,” finaliza.

SERVIÇO:

Onde procurar emprego:

SINE Araranguá

Endereço: Av. Sete de Setembro, 1534 - Cidade Alta, Araranguá - SC, 88900-000

Telefone: (48) 3524-0282

Vagas disponíveis: Serviços gerais, vendedor, jardineiro, secretário, enfermeiro e mecânico.

CIEE Araranguá

Endereço: Av. Padre Antonio Luis dias, 66 - Ed. Saturnino Baltazar. Complemento: sala 102.

Telefone: (48) 3524- 7067

Vagas disponíveis: vendedor, secretário e auxiliar administrativo.