O verão chegou, os dias ensolarados começam a ser comuns e as praias, aos poucos vão lotando de veranistas. Para receber este público e manter os bons números das últimas temporadas, no qual não se registrou nenhum incidente por afogamento no litoral catarinense, o Corpo de Bombeiros realizou na tarde desta quinta-feira, (10/12), a formatura dos Guarda Vidas, que atuarão nas praias de Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres.

A solenidade ocorreu em frente a sede do 4ª Batalhão da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Araranguá. Com a presença de autoridades políticas e de órgãos de segurança, entre eles o prefeito de Arroio do Silva, Evandro Scaini; o tenente-coronel da Polícia Militar, Antônio Carlos Mota Machado e o capitão dos Bombeiros, tenente Vinicius Marcolin, foram entregues os certificados a 37 formados, que participaram do curso preparatório realizado entre os dias 9 de novembro e 10 de dezembro.

IMG_5040-Medium-300x200.jpg
Juliano foi um dos mais jovens a se formar (Foto: Felipe Balthazar)

Juliano Afonso, um jovem de 15 anos, é o mais novo da turma de guarda vidas da temporada 2016. Em entrevista a reportagem da W3, ele contou que precisou conciliar os estudos e os puxados treinos preparativos, para se tornar um guarda vidas. “Agora só tenho a comemorar esta conquista,” salientou o jovem.

A mãe de Juliano, Palmira Afonso, não conseguia esconder a emoção com o momento. “Ele é o meu filho querido, que me dá muito orgulho. Ele se superou e está de parabéns,” comentou a mãe coruja.

Para o tenente Vinicius Marcolin, a formatura encerra com chave de ouro um longo percurso de preparação. “Todos estes jovens estão de parabéns,  pois se empenharam e mostraram vontade durante toda a preparação,” pontuou.

O Raio-X dos guardas vidas na região

Nos cursos preparatórios, 20 alunos se formaram guarda vidas no Morro dos Conventos e 17 no Arroio do Silva. Ao total, receberam o certificado 37 novos guarda vidas. Na região desde o dia 14 de novembro guarda vidas, que atuaram nas últimas  temporadas e foram recertificados, já estão atuando no litoral. Confira a seguir a previsão de atuação dos guarda vidas em cada cidade litorânea da região:

Morro dos Conventos – 18 guarda vidas

Arroio do Silva – 45 guarda vidas

Balneário Gaivota – 45 guarda vidas

Passo de Torres – 25 guarda-vidas