A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense – Amesc, em cerimônia marcada para quinta-feira, 10 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural e Beneficente Santa Terezinha de Jacinto Machado, entrega os Planos Municipais de Gestão Integrada de Cultura, Turismo Sustentável e de Resíduos Sólidos, da Construção Civil e da Saúde para os 15 municípios da região da Amesc.

A cerimônia contará com a participação de prefeitos, secretários estaduais, presidente da Santur, presidente do Conselho Estadual de Turismo, deputados, secretários, assessores das prefeituras e imprensa.

“Entregaremos os Planos de Desenvolvimento Integrado que foram iniciados nas gestões anteriores e concluídos na nossa gestão, o que demonstra que a Amesc é uma entidade onde os presidentes assumem compromissos que são de interesse coletivo. Estes Planos são fundamentais para o desenvolvimento sustentável dos municípios e região. Aliás, somos a primeira região do país a entregar estes documentos aos prefeitos”, destaca o prefeito de Jacinto Machado e presidente da Amesc, Antonio João de Fáveri.

Segundo o presidente, além de recursos próprios a entidade contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

De acordo com o secretário executivo da Amesc, Jobson Martinho e a coordenadora de Turismo e Cultura da Amesc, Cristiane Biléssimo, os Planos de Desenvolvimento Integrado de Turismo, Cultura e Resíduos Sólidos formam documentos com quase 200 páginas e serão entregues em Pendrive aos prefeitos e secretários municipais.

“Foi um trabalho que exigiu muita dedicação da equipe técnica da Amesc, empresas contratadas, que junto às prefeituras conseguiu constituir os conselhos municipais e concluir os Planos de acordo com a realidade de cada município e no prazo previsto”, ressaltam.