Um dos principais diferenciais da 4ª edição da Araranguá Fest foi a realização da 1ª Mostra de Gastronomia Açoriana. A iniciativa foi pensada ainda no ano de 2015 com a elaboração do projeto “Valorização e apoio ao turismo gastronômico de Araranguá”, pela Prefeitura de Araranguá, por meio da Subsecretaria Municipal de Turismo e cadastrado no Ministério do Turismo. Com a aprovação entre os dez melhores projetos do país, entre 200 selecionados, o município passou a executar o plano ao capacitar profissionais do ramo alimentício a fim de impulsionar a culinária dos açores, a base de frutos do mar.

Dividido em etapas, o projeto resultou na mostra durante os quatro dias de evento. Os participantes têm a oportunidade de colocar em prática os pratos feitos, as dicas recebidas para melhorar a culinário e assim expandir os negócios. “Um dos pratos que aprimorei foi a batata assada com camarão e manjericão, desde o modo de assar até as condições de armazenamento dos temperos. As oficinas foram importantes pois pude aperfeiçoar os pratos que já trabalho”, destaca a proprietária do Restaurante Capanna, Michele Deolindo. A proprietária do Restaurante Ki-Festa, Rosemari Cristina Hinterholz, também aproveitou para aprimorar a culinária do estabelecimento e criar um novo prato. “Foi um grande aprendizado participar das oficinas. Para esta mostra criamos um prato de massas especial com abóbora e camarão e continuaremos a oferecer em nosso restaurante”, comenta Rosemari.

A diretora municipal de Turismo, Daniele Leite, destaca o caráter promotor da mostra na divulgação do turismo gastronômico local. “Após cumprirmos todas as etapas e ver este projeto realizado temos a certeza que iniciamos um novo momento do setor turístico de Araranguá. A cultura açoriana está muito presente no cotidiano do araranguaense e valorizar a gastronomia açoriana e local vai ao encontro deste salto de qualidade proposto”, declara a diretora. O prefeito Sandro Roberto Maciel elogiou a variedade da gastronomia na mostra. “Os expositores estão de parabéns pela oferta de pratos de qualidade da gastronomia açoriana. Este projeto teve o empenho da equipe de turismo do município, mas a participação de empreendedores que abraçaram esta iniciativa conosco foi fundamental para o sucesso da mostra”, reconhece o prefeito ao acrescentar que o próximo passo será a criação do roteiro gastronômico de Araranguá.

Agricultores na Expofeira

Somando aos espaços destinados à Mostra Gastronômica, Praça de Alimentação e stands multissetoriais, a 4ª Araranguá Fest ocorre juntamente com a 5ª Expofeira da Agricultura Familiar. O objetivo foi  reunir feirantes da região para apresentar produtos de origem própria e proporcionar qualidade aos consumidores, seja no ramo de alimentos, bebidas, artesanatos, e entre outros.

A agricultora Lilian Ferraz Zeferino, de Passo de Torres, aproveitou a oportunidade para comercializar produtos e elogiou a estrutura da festa deste ano. “Participo da Expofeira desde o início. É uma forma de a gente expor aquilo que fazemos com muito carinho na nossa cidade. Normalmente a gente comercializa bastante coisa por encomenda, ou seja, após o evento a gente continua vendendo aquilo que expomos aqui. Mais uma vez Araranguá está de parabéns pela organização da Feira”, diz a agricultora. cleardot.gif