Disciplina, foco, coordenação motora, respeito e equilíbrio emocional. Esses são apenas alguns dos benefícios oferecidos às crianças que praticam jiu-jítsu, e Isadora do Santos Biava de 10 anos é uma delas. Há um pouco mais de um ano, a menina pisava no tatame pela primeira vez. Ao acompanhar o irmão em um treino, descobriu uma paixão e uma enorme vocação.

Jadna dos Santos, mãe de Isa, conta que a menina sempre se destacou nos esportes, mas nada despertou a atenção de Isadora quanto a arte marcial de raiz japonesa. “Ela sempre gostou de praticar esportes e sempre foi muito boa nisso. Mas desde que ela começou o Jiu Jitsu, a gente notou que era diferente. Foi amor a primeira vista”.

O professor de Isa, Carlos Batista, conta que desde o primeiro treino notou que a menina possuía um diferencial. “Eu acreditei nela no primeiro dia que ela chegou na academia, eu vi uma vontade de vencer nos olhos dela. Assim que ela colou o pé no tatame eu senti uma energia positiva e de vitoriosa nela. De lá para cá, ela evoluiu e é só orgulho”.

Mesmo com pouco tempo de treino, Isa Pitbull - como é conhecida - já coleciona vitórias. Foi Campeã Brasileira de Jiu Jitsu no Rio de Janeiro, Campeã Panamericana de Jiu Jitsu este ano, atual Campeã Catarinense do Circuito 2018 e atual líder do Ranking 2019 pela CBJJP/ FESCJJ. Mas ela ainda quer mais, conta o treinador. “Nós já temos outros objetivos, vamos competir o Sul Brasileiro de Jiu Jitsu Profissional em Porto Bello no dia 25 de agosto, tem o Jogos Esportivos da Região do Vale do Araranguá (JERVA) aqui no sul, e o Brasileiro de Jiu Jitsu Profissional em Imbituba”.

A mãe conta que incentiva a filha, mas que existe muita luta por trás das conquistas da Isa. “Eu já tive que pedir para ela parar de praticar o esporte, porque existem muitos custos indo para os campeonatos e sem patrocínio é muito complicado. Mas ela fala que o esporte é a vida dela e que ela não vai parar”, conta.  

O treinador acredita que é uma questão de tempo até Isa se tornar uma grande atleta. “Ela é uma garota dedicada, 100% focada naquilo que faz. É exemplo dentro e fora do tatame. Isso faz ela ter o diferencial. A Isa é esse talento, esse prodígio e podem apostar que ela vai ser uma grande estrela, ela já é uma, mas vai ser no mundo todo. Eu torço por isso e treino ela para isso”, finaliza.

Para quem pretende ajudar a Isa nessa trajetória, o telefone para contato é (48) 9 9811-1555.