Realizada na noite da última quinta-feira, 16, a abertura dos Jogos Escolares da Região do Vale do Araranguá, o Jerva, e dos Parajogos Escolares, o ParaJerva, levou uma multidão ao ginásio municipal Rogério Valerim, em Sombrio, e emocionou a todos os participantes com apresentações culturais, hinos nacional e municipal, inauguração de quadra e ascendimento da Tocha Esportiva Municipal e da pira do Jerva.

Mesmo com a forte chuva que caiu bem no horário da abertura, muitos atletas de outros municípios e torcedores sombrienses estiveram no ginásio, dando um colorido especial à cerimônia. A recepção, no ginásio, se deu através de uma grande roda de capoeira, realizada por grupos locais, enquanto todos se acomodavam nas arquibancadas.

Oficialmente, o evento iniciou com a formação do hall de autoridades, onde o prefeito de Sombrio, Zênio Cardoso, recepcionou o secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, o deputado estadual Manoel mota, o secretário Heriberto Afonso Schimidt e demais lideranças locais e regionais.

O grupo de Dança do Ceac apresentou a coreografia “Minha Pátria meu Brasil”, numa compilação de músicas e muito gingado variando ritmos desde o samba até o funk, e levou os presentes a loucura. Outro ponto importante da festa foi a entrada das delegações dos 14 municípios que participam desta edição, de 15 possíveis. Com Sombrio na frente, as delegações se postaram uma a uma, ocupando meia quadra e lá ouviram o Hino Municipal de Sombrio, tocado e cantado pelo projeto “Som Voz e Harmonia”, e o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo grupo “Tocata”, ambos da Casa da Cultura de Sombrio.

“As apresentações foram lindas. Do Ceac, do Som Voz e Harmonia e do Tocata. Todos no ginásio se encantaram e começaram a entrar no clima desta grande festa”, comentou a vice prefeita, Gislaine Cunha.

A quadra utilizada pela primeira vez na noite de ontem, na vitória de Sombrio sobre Praia Grande no futsal feminino, por 5 a 0, e no empate em 2 a 2 pelo futsal masculino entre Sombrio e Jacinto Machado, foi inaugurada também durante a abertura. Conquistada através de recursos encaminhado via Fesporte, que hoje é presidida pelo sombriense Erivaldo Nunes Caetano Júnior, é a primeira quadra modular da região, um modelo de piso em que joga a Seleção Brasileira de Futsal.

“Conseguimos destinar esse recurso a Sombrio e hoje posso ver que fizemos bem. Está muito linda esta cerimônia e todos vocês, desportistas que aqui estão muito me orgulham e orgulham o Vale do Araranguá por estarem fazendo o bem, praticante esporte e se confraternizando de maneira tão linda”, disse o secretario Pavan.

Tocha Municipal e o momento de maior emoção

A sequência da Abertura teve o juramento dos atletas, realizado pelo enxadrista Miguel Carminati, com todos os atletas na quadra prometendo realizar uma competição limpa, representando com garra as cores de seus municípios.

O grande momento da abertura foi o ascendimento da Pira, realizado pelos condutores da tocha, Cassiane Cidade, representando atletas desta edição do Jerva, Edson Moraes Alexandrino, aluno da Apae de Sombrio representando o Parajerva, e Doní de Bem, representando ex atletas que marcaram os jogos com recordes e muitas conquistas de medalhas.

Com as luzes do ginásio apagado, os condutores desfilaram pela quadra sob muitos aplausos, iluminados pelo fogo da chama gerada pela tocha criada em 2016 em Sombrio, no concurso desenho olímpico, por Halander Cardoso, que ontem na cerimônia pôde ver seu desenho materializado e sendo aceso pela primeira vez.

“Sombrio está dando um verdadeiro show. Os atletas aqui presentes dos mais diversos municípios estão sendo bem recebidos e espero que assim tudo se mantenha até o final. É lindo ver essa confraternização, o esporte sendo realizado da maneira como deve ser, com competição e integração”, concluiu o prefeito Zênio Cardoso, que se encarregou de declarar abertos, o Jerva e o Parajerva 2017.