Nesta quarta-feira, dia 24, a equipe Araranguá/SATC entra em campo pela Copa do Brasil de Futebol Feminino. A partida de ida, do Grupo 5, está marcada para iniciar às 15 horas, no Campo da Casa Lar, localizado no bairro Polícia Rodoviária, contra a equipe Foz Cataratas, de Foz do Iguaçu/PR. A entrada é gratuita. O jogo de volta, no Estado do Paraná, será no dia 31 deste mês.

A base do time araranguaense é formada por jogadoras que participaram e foram campeãs da primeira edição do Campeonato Municipal de Futebol Feminino de Araranguá, realizado entre maio e julho deste ano. Na ocasião a equipe denominada de Ararastur, garantiu o título ao bater a equipe VIBE/Yakall, por 3 a 1.

Para a disputa da Copa do Brasil, o time do município conta com a parceria da SATC de Criciúma. “Nós temos 24 atletas que foram contempladas com bolsas de estudo de graduação pela SATC. Outras 18 têm bolsa por meio também de parceria com a Esucri”, declara o dirigente da equipe, Edmilson Machado, ao acrescentar que entre as jogadoras, duas estão na seleção brasileira Sub-17. “A Kemelli e a Nicole são as goleiras titular e reserva desta seleção”, destaca.

O técnico Deivid Vicente Fernandes, mais conhecido como Bolinho, relata que a equipe terá um grande desafio logo no início da competição, mas acredita no resultado positivo. “Vamos enfrentar a quinta melhor equipe no ranking nacional de futebol feminino. O Foz Cataratas já ganhou competições importantes que participou, entre elas a Libertadores, porém, nos preparamos para fazer uma boa estreia e sair deste primeiro jogo em vantagem e buscar no Paraná a vaga para a próxima fase”, diz Bolinho.

Vice-campeã catarinense

A equipe de Araranguá assegurou vaga na competição nacional ao se consagrar vice-campeã do Campeonato Catarinense de Futebol Feminino, em 2015. O título ficou com o Kindermann, que meses depois veio a encerrar as atividades em virtude de uma fatalidade na equipe. O então técnico Josué Henrique Kaercher foi assassinado por um ex-dirigente do clube. A vaga do Kindermann ficou com a Chapecoense, terceira colocada da competição. A participação de Araranguá na Copa do Brasil deste ano entrará para a história do esporte do município que pela primeira vez integra uma competição nacional de futebol feminino profissional.

Sobre a Copa do Brasil Feminino 2016

Ao todo, 13 partidas ocorrem nesta quarta, dia 25, na abertura do campeonato. Serão 32 equipes brigando pelo título. Toda a competição é disputada em formato mata-mata, com confrontos em partidas de ida e volta, valendo a regra do gol qualificado fora de casa como critério de desempate. Na primeira e também na segunda fase, o clube visitante que vencer a partida de ida por três gols ou mais de diferença, estará automaticamente classificado para a etapa seguinte. Nas semifinais, um sorteio público promovido pela CBF vai decidir os confrontos. (Informações do portal da CBF)