O município de Araranguá conheceu na última segunda-feira, dia 9, o “adversário” do evento Dia do Desafio, marcado para ocorrer no dia 25 deste mês em várias partes do mundo. A Cidade das Avenidas vai “brigar” para mobilizar mais pessoas para a prática de esportes e atividades físicas contra o município de Tianguá. Localizado na região noroeste do Estado do Ceará, o município tem uma população de mais de 73.468 habitantes, de acordo com estimativa feita em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mesmo estudo aponta Araranguá com população estimada em 65.769 habitantes.

Para alcançar o objetivo de reunir o maior número de praticantes, a Prefeitura de Araranguá, por meio da Subsecretaria Municipal de Esportes, vai estabelecer parcerias. “Assim como já ocorre em anos anteriores, vamos firmar parcerias com instituições e grupos ligados ao esporte, empresas e unidades escolares. Para isso contamos com apoio das universidades, de profissionais de educação física das escolas da rede pública e privada, academias de ginástica e todos aqueles que quiserem se juntar a nós para vencer este desafio”, declara o subsecretário municipal de Esportes, Alexander Ferro Cristiano.

O prefeito Sandro Roberto Maciel destaca a iniciativa que vai além do caráter competitivo. “Ações como a do Dia do Desafio servem para despertar o interesse da população por hábitos mais saudáveis. E a prática regular de atividades físicas vai ao encontro da proposta de elevar a autoestima do cidadão e melhorar a qualidade de vida. Por isso somos parceiros do Dia do Desafio e vamos mobilizar o maior número de pessoas no dia 25 para, além de vencer esta disputa amigável, instigar nossos munícipes para um hábito frequente e saudável em suas vidas”, destaca o prefeito

História do Dia do Desafio

Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito de uma cidade do Canadá sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com uma cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio. A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2014, o evento completou 20 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano. (Fonte: ww2.sescsp.org.br/diadodesafio)

Lançamento em Araranguá

O lançamento local do Dia do Desafio está marcado para ocorrer nesta sexta-feira, dia 13, às 14 horas, no SESC Araranguá. Na oportunidade será apresentado o projeto, com o professor e mestre Gustavo de Oliveira, da Faculdade do Vale do Araranguá (FVA), entrega de materiais e dos certificado de participação dos municípios que participaram da ação no ano de 2015.

O Dia do Desafio é uma iniciativa da Tafisa World Challenge Day, e ação da MOVE Brasil, coordenada pelo SESC, e conta com a realização da Prefeitura de Araranguá, e apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e Unesco.