O Dia das Mães em Araranguá, foi celebrado na tarde desta quarta-feira, 8, nas dependências do Clube Grêmio Fronteira. O evento realizado pelo Governo do Município, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, foi marcado pela participação de mais de oitocentas mães, integrantes dos quarenta Clubes de Mães do município.

Na cerimônia informal de abertura a secretária da pasta, Alice Aguiar, destacou a importância da data e parabenizou todas as mães. Durante o seu pronunciamento ela agradeceu as equipes que compõe a secretaria, e convidou o grupo para receber uma salva de palmas.

Já o prefeito Mariano Mazzuzo Neto, destacou os trabalhos desenvolvidos e a dedicação das mães no desenvolvimento das ações ao longo do ano.

O grupo de cantores do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, fizeram uma apresentação especial ao Dia das Mães. Logo após, no telão foi apresentada uma poesia referente às mães que também emocionou a todos.

A tarde foi marcada pela mães voluntárias que foram homenageadas com mimos, em reconhecimento ao trabalho de cada uma frente aos seus grupos. Dona Ziza Scarpari, foi a primeira homenageada. Foi voluntária por mais de 20 anos, no Clube de Mães Idosas do bairro Cidade Alta, com a sua companheira Tereza Vieira, que faleceu há três anos.

Dona Maria do Carmo Zeferino, por mais de trinta anos está à frente do Clube de Mães Idosas do Morro dos Conventos.

Dona Maria da Luz Nunes Cardiga, foi voluntária por mais de sete anos, junto com a companheira Edir Scheffer, do Clube de Mães Idosas da Urussanguinha.

Representando todas as mães presentes a dona Rosa Gonçalves Mina, frequenta o Clube de Mães há mais de vinte anos. Iniciou o seu trabalho no Clube de Mães da Coloninha e agora está no Clube de Mães do Camelódromo, no centro. Dona Rosa confecciona casaquinhos de tricô e doa para crianças carentes.

Em 2012 passou por um câncer de mama e recebeu a sua cura, mas mesmo com o tratamento de quimioterapia ela não deixou de frequentar o Clube. Dona Rosa também recebeu um presente em reconhecimento.

Na sequência foram sorteados quarenta presentes entre todas as mães. Um em especial, uma jóia 18 quilates, foi sorteado somente para os grupos. Quem levou foi o Clube de Mães do Pontão. Entre elas no grupo será feito um outro sorteio.

Rafael Torman, fotógrafo do Governo do Município, completava aniversário neste dia. Recebeu um grandioso parabéns de todas as mães presentes. “Chegou a dar um calorão”, disse ele depois da homenagem.

Para fechar a tarde foi servido um lanche e depois todos curtiram e dançaram com a música do Trio Mistura Fina. A coordenadora dos Clubes, Soir Goularte, destacou que o evento foi uma festa “divina e maravilhosa”, resumiu.

A secretária Alice Aguiar revelou que estava muito feliz. “Quero aproveitar o momento e desejar um feliz Dia das Mães, para todas as mães do nosso município e mandar um beijo para cada uma delas”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa