O final de semana será movimentado no Morro dos Conventos. A primeira edição do Oktober Summer promete reunir o melhor da gastronomia típica alemã e atrair centenas de pessoas para o balneário paradisíaco. Promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Araranguá, em parceria com a prefeitura, por meio do departamento de Turismo, o evento inicia nesta sexta-feira, 11, e segue até domingo, 13.

De acordo com o presidente da CDL, Luiz Gonzaga Pereira, a ideia é criar um evento que seja fixado no calendário da cidade. “Entendemos que nosso município está carente de ações como esta, especialmente no Verão. Esta primeira edição será um laboratório e nosso principal objetivo é conseguir transforma-lo em uma tradição”, destaca.

A iniciativa de promover o Oktober Summer surgiu logo após a realização do Gastro Bier, em outubro de 2018. “Naquela oportunidade, conversando com alguns empresários, identificamos esta necessidade, de levarmos um evento nos moldes do Gastro Bier, mas em maiores proporções, para a beira mar do Morro dos Conventos. Devido à burocracia, a prefeitura não teria tempo ágil para promover a ação e, por isso, levamos a ideia para a CDL”, explica a diretora de Turismo, Helen Becker.

A comida típica e a cerveja artesanal serão grandes atrativos, junto com a boa música. “Nos preocupamos em valorizar a tradição alemã, por isso teremos pratos típicos, como joelho de porco, marreco, chucrute, e a bebida, que é a cerveja – serão mais de cinco tipos. Além disso, teremos apresentações artísticas de grupos alemães, mas também bandas com outros estilos de música”, relata Gonzaga.

Segundo Helen, algumas experiências com o Gastro Bier, serviram como exemplos para definir as atrações do Oktober Summer. “Percebemos que precisamos disponibilizar vários estilos de música e, por isso, optamos em mesclar vários segmentos, além do alemão que é o tema da festa”, explica.

A entrada para o evento, que ocorre no estacionamento da avenida Beira-Mar, é gratuita e aberta ao público. “Convidamos toda a população da região e também os nossos turistas e veranistas para prestigiar esta primeira edição, que temos certeza, será um sucesso”, afirmam.

Detalhes

Para viabilizar a realização do evento por meio da CDL, a administração municipal precisou formalizar esta parceria por meio de legislação. A lei 3.623 autoriza a transferência de recursos à CDL no valor de R$ 15 mil, “para apoiar e fomentar a realização da 1ª Oktober Summer, realizada no intuito de fomentar o turismo, a cultura e o entretenimento dos veranistas e moradores locais, gerando empregos temporários e fomentando a economia local”.
Além disso, por meio da lei, também fica autorizada a utilização do uso do espaço público de 60m x 30m, compreendido no Estacionamento à Beira-Mar, em frente ao Ed. Erechim. “Após a realização do evento, faremos prestação de contas à prefeitura. Nos preocupamos em formalizar todos os detalhes do evento, exatamente para mostrar à população que o nosso objetivo é colaborar com a comunidade”, finaliza

Fonte: Maiara Possamai